fbpx

Líder Esportes

Voleibol

Apiv busca recursos com apoio de Bernardinho

Equipe masculina sub-21, do técnico Chico dos Santos, disputará o Paulista

Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei
Bernardinho é o técnico mais vitorioso da história da seleção brasileira (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A Associação Piracicabana de Voleibol deve contar com um reforço de peso na organização de uma palestra a ser realizada para apresentação de projetos junto ao potenciais patrocinadores da equipe Apiv/Unimep/Selam. Prevista para o mês de junho, a reunião deve ter a presença do técnico Bernardinho. A informação foi confirmada pelo coordenador de esportes da Apiv, Zeca dos Santos. De acordo com ele, resta ainda a definição de alguns detalhes para o anúncio oficial da atividade. “A presença do Bernardinho traz, no atual cenário, credibilidade ao projeto e com certeza atrairá possíveis parceiros que possam agregar valores”, disse.

Técnico da seleção brasileira masculina de voleibol entre 2001 e 2017, Bernardinho comandou o Brasil na conquista de mais 30 títulos internacionais, entre eles dois ouros olímpicos, três Mundiais e oito Ligas Mundiais. Antes, o treinador havia dirigido a seleção brasileira feminina, de 1994 a 2000. No total, foram seis medalhas olímpicas entre 1996, em Atlanta, e 2016, no Rio de Janeiro: dois bronzes, duas pratas e dois ouros. Nos clubes que dirigiu, Bernardinho acumula mais de 40 títulos.

No total, Bernardinho conseguiu seis medalhas olímpicas entre 1996, em Atlanta, e 2016, no Rio de Janeiro

Além da apresentação de projetos junto aos possíveis patrocinadores, a Apiv aguarda a resolução de questões envolvendo o convênio com a Prefeitura de Piracicaba. Em 2017, as associações esportivas que representam a cidade em competições oficiais da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) ainda não receberam o repasse dos cofres públicos. A situação se deve pelo fato de que, desde 1º de janeiro, entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que altera as regras para a assinatura de contratos entre poder público e organizações não governamentais.

A lei indica que o repasse de verbas para as associações esportivas poderá ser efetivada após o chamamento público, fórmula de seleção da melhor proposta obrigatória para a celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos. O prazo mínimo para recebimento de propostas é de 30 dias. O repasse acontece apenas depois que as entidades tenham se adequado às regras. Geralmente feito entre fevereiro e março, mês em que tem início as competições esportivas, o repasse em Piracicaba deverá ser feito a partir de junho. “Estamos aguardando o posicionamento da prefeitura em relação ao chamamento público para definir as estratégias de contratação e competições a disputar”, completou Zeca.

MASCULINO

Em fase de preparação para a sequência da temporada após a disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, a equipe masculina sub-21 da Apiv já tem data definida para estrear no Campeonato Paulista da categoria. O time piracicabano enfrenta o Brasil Kirin no dia 31 de maio, às 19h, nas dependências do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A Apiv é dirigida pelo técnico Chico dos Santos, auxiliar de Bernardinho na conquista do ouro olímpico em 2004 pela seleção brasileira masculina.

Voltar