fbpx
+ Esportes

Apaf classifica 26 atletas para os Jogos Estudantis

Piracicaba sedia as finais do evento na categoria mirim de 5 a 15 de setembro

A Apaf está classificada para as competições de handebol masculino dos Jogos Escolares (Foto: Arquivo/Jeesp)

Satisfação e orgulho. Esses foram os sentimentos da professora de educação física Catarina Meirelles com a classificação de 26 alunos da Escola Estadual Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf) à fase final do Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo). A competição, que teve a etapa regional no mês de março, reúne na próxima fase os melhores atletas das escolas públicas estaduais na categoria mirim. A Apaf e os representantes de mais 58 escolas de Piracicaba irão disputar a etapa decisiva em casa: a cidade foi escolhida como sede das finais.

“Fiquei muito feliz, satisfeita e orgulhosa com o resultado, mas mais ainda entusiasmada com a possibilidade da experiência que essa moçada irá vivenciar. Espero que aproveitem, curtam e que façam o melhor que podem”, disse a professora. A Apaf fica no bairro do Caxambu e é uma escola de tempo integral, o que dá maior possibilidade de entrosamento para os estudantes-atletas. Em 2019, a escola se classificou no atletismo masculino e feminino, basquete masculino, handebol masculino e xadrez feminino, totalizando 26 alunos.

“As modalidades basquete e handebol foram (classificadas) pela primeira vez. O xadrez feminino no ano passado, na categoria pré-mirim, havia se destacado, então já tínhamos expectativa positiva”, afirmou Catarina. “Os alunos do atletismo ficaram em segundo e terceiro lugares no ano passado, eram as maiores expectativas neste ano”, completou a professora de educação física. Sobre a competição, Catarina disse que não há como ‘prever’ resultados. “Não conhecemos o nível das demais escolas”, finalizou.

CALENDÁRIO

O calendário 2019 das escolas estaduais de Piracicaba sofreu uma adequação em razão do Jeesp, que será realizado no município entre os dias 5 e 15 de setembro, com a participação de cerca de 3.000 jovens. Como o período de disputas será definido como recesso escolar, o retorno às aulas no segundo semestre foi antecipado, do dia 31 para 18 de julho. Segundo Fábio Negreiros, dirigente regional de ensino de Piracicaba, a medida altera a rotina de 59 escolas estaduais instaladas na cidade e de, aproximadamente, 30 mil estudantes.

*Texto: Erivan Monteiro

Voltar