Open de Paris abre a temporada internacional
Piracicaba conta com dois representantes: Edemilson Santos e Tiago Scaff


O calendário internacional do karatê começa nesta sexta-feira (23) com recorde de inscrições: são 985 atletas de 75 países que buscam o título do Aberto de Paris, torneio que abre a temporada da Premier League, circuito que em 2016 completa 20 edições. Piracicaba está na disputa em duas categorias por Edemilson dos Santos (-60 kg) e Tiago Scaff (-75 kg) – ambos representam a equipe Sport Way. O evento acontece no estádio Pierre de Coubertin e termina domingo (24).
O Aberto de Paris reúne os principais nomes do karatê internacional e, em 2016, é encarado pelos karatecas como uma prévia para o Mundial, marcado para a cidade de Linz, na Áustria, em outubro. A temporada ainda conta com outras etapas da Premier League, além da Copa do Mundo.
“O Edemilson é atleta da seleção brasileira adulta, com muita experiência em solo americano, já conquistou o vice-campeonato no Pan-americano de 2014, mas vai em busca de aumentar sua experiência contra adversários da Europa e Ásia, o que sem dúvida será de grande importância. Já o Tiago mora em Paris, vai para ganhar experiência neste que é um dos mais tradicionais eventos do circuito. Estamos vivendo um ano muito especial para o karatê. Além das principais competições, a expectativa é grande para saber se o karatê será ou não incluso nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio”, disse Diego Spigolon, técnico da seleção brasileira e também da equipe Selam/Sport Way/Sindicato dos Metalúrgicos/Açaí Mil & Ross/JF Comercial/Onodera Piracicaba/Galileo Grill Restaurante/Tatu Suplementos.
PROGRAMAÇÃO
As atividades começam na manhã desta sexta-feira no estádio Pierre de Coubertin com a disputa individual de kata (execução de movimentos que simulam uma luta) feminino e masculino. Na sequência, é a vez do torneio de kata por equipes. No sábado, começam as disputas no kumitê (combate) nas seguintes categorias: -50 kg, -55 kg, -60 kg, -68 kg, -75 kg, -84 kg, + 84 kg. O domingo, último dia de competições, reserva as eliminatórias, repescagem e finais para todas as categorias, incluindo -67 kg, -61 kg e +68 kg. Principal nome do esporte em Piracicaba, Natalia Brozulatto não participa do evento porque está grávida.
