fbpx
Basquete

1º Cooking 3×3 reúne 300 pessoas em Piracicaba

Atividade contou com a participação de 22 equipes no último fim de semana

1º Cooking Basquete 3x3 Piracicaba
A competição realizada em Piracicaba reuniu 22 equipes na Casa do Hip Hop (Foto: Carol Castilho/Líder Esportes)

Nem mesmo o forte calor do último domingo (20) espantou o público da 1ª edição do Cooking 3×3, evento de basquete 3×3 organizado pelo ex-jogador do XV de Piracicaba e que hoje atua no São Paulo DC, William Evangelista. A atividade aconteceu na Casa do Hip Hop de Piracicaba. Cerca de 300 pessoas passaram pelo local ao longo do dia e mais de 150 kg de alimentos foram arrecadados. O montante será doado para as famílias carentes do bairro Higienópolis, em Piracicaba.

Além dos jogos, a programação contou com uma clínica ministrada pela atleta Cristal Rocha, embaixadora do basquete 3×3 no país, e uma palestra de Gustavo Bracco, manager do São Paulo DC, principal equipe nacional da modalidade. Houve ainda uma apresentação de rap e brinquedos para as crianças. “Acredito que o objetivo de proporcionar um dia diferente para a comunidade foi alcançado. Foi muito bom ver a alegria estampada no rosto de todos que participaram e já estamos pensando na segunda edição. Agradecer a todos que colaboraram, desde a limpeza da quadra até os apoiadores”, destacou William.

1º Cooking Basquete 3x3 Piracicaba

O evento aconteceu no último domingo (20), em Piracicaba (Foto: Carol Castilho/Líder Esportes)

O evento teve início às 9h com uma apresentação da equipe de basquete sobre rodas da AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba). Na sequência, começaram os jogos do campeonato, que foi dividido entre as categorias livre (masculino e feminino) e sub-18, com 22 times inscritos. As partidas foram apitadas por árbitros da FPB (Federação Paulista de Basquete), coordenados pela árbitra internacional de basquete 3×3, Luciane Del Grande. As meninas do Flying Girls e o time masculino 3×3 Limeira foram campeões na categoria livre, enquanto o Pira Ballers levantou a taça pelo sub-18.

O Cooking 3×3 teve a presença para o jogador número um do ranking FIBA (Federação Internacional de Basquete) no Brasil e na América do Sul, Felipe Camargo. “O evento é muito importante, porque fomenta o basquete 3×3 e dá a oportunidade para as pessoas conhecerem a modalidade”, destacou Felipe, conhecido como ‘Barba’. A atleta Cristal Rocha, considerada rainha do basquete 3×3, também veio a Piracicaba. Ela iniciou no esporte aos 9 anos, em Descalvado. Em 2011, ela migrou para a modalidade 3×3 e hoje é um dos principais nomes da seleção brasileira feminina.

“O Brasil tem muito a crescer e, como possui vários atletas, tenho certeza de que vai ser tornar um dos polos mundiais do basquete 3×3”, afirmou. A modalidade, que nasceu nas periferias, é vista como oportunidade para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Fábio Santos, o Sapão, já foi número um do ranking nacional e esteve entre os 30 melhores do mundo. Hoje, oferece aulas de basquete em Itaquera, em São Paulo. “Eu não ensino as crianças para elas serem profissionais jogando basquete. Nós formamos cidadãos. Eu tento arrumar uma escola, uma faculdade para eles. Quero que elas tenham dignidade. Aí, o basquete e o esporte podem dar um futuro melhor para elas”, finalizou Sapão.

Voltar