fbpx

Líder Esportes

Automobilismo

100 Milhas Piracicaba tem 30 carros confirmados

Tradicional prova de longa duração marca despedida do 'mestre' Dito Giannetti

Dito Giannetti, maior vencedor das 100 Milhas Piracicaba
Dito Giannetti é o maior vencedor da tradicional prova 100 Milhas Piracicaba (Foto: Engenho da Notícia)

Com a marca de 30 edições consecutivas, a tradicional prova 100 Milhas Piracicaba será disputada em 2019 no dia 18 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). A competição reúne carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias. Entre os tubulares, há 14 pilotos confirmados, quatros deles competindo em duplas, totalizando 12 gaiolas. A categoria turismo conta com 18 carros no grid de largada, sendo 28 pilotos inscritos.

“São 30 carros confirmados. Acredito que teremos uma grande prova e uma festa inesquecível para homenagear a cidade, o ECPA e o Dito Giannetti, que encerrará a carreira após a bandeirada final”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora do evento. Na 30º edição consecutiva, a atividade faz parte do calendário oficial do município. A prova de longa duração também marca o aniversário de Piracicaba, que em 2019 completou 252 anos de fundação.

TRADIÇÃO

A 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de nomes como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. “No formato atual, a primeira edição ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações do aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos”, contou Benedito Giannetti Júnior.

A expectativa de contar com um grid repleto de pilotos anima o organizador do evento e maior vencedor da prova, com sete vitórias. “A grande quantidade de carros e pilotos nos deixa animados quanto ao número de participantes”, afirmou Dito Giannetti. Disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, a corrida tem 78 voltas, totalizando um percurso de pouco mais de 163 km. A programação começa no dia 16, com os treinos livres, enquanto o treino classificatório está agendado para o dia 17.

Voltar