fbpx

Líder Esportes

Automobilismo

100 Milhas Piracicaba completa 32 edições seguidas neste fim de semana

Evento reúne carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, e marca aniversário de 254 anos do município

Em 1990, com a inauguração do ECPA, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade (Foto: Adilson Zavarize)

A tradicional 100 Milhas Piracicaba completa 32 anos de forma ininterrupta no próximo domingo (22), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). A corrida de longa duração, que reúne carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, integra o calendário nacional do automobilismo e faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que em 1º de agosto completou 254 anos. O evento também celebra a fundação do ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1989.

A 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos 1960 com uma corrida de kart pelas ruas e já contou com as presenças de pilotos renomados como José Carlos Pace e os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi. “No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos”, relembrou Benedito Giannetti Júnior, proprietário do ECPA e maior vencedor da prova, com sete títulos.

O autódromo do ECPA estará aberto ao público e poderá receber 60% da capacidade. Serão exigidas as medidas de segurança no combate à pandemia da Covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social. Os ingressos individuais custam R$ 50 mais 1 kg de alimento não perecível, valendo para os dois dias do evento – o montante arrecadado será doado para o Fundo Social de Solidariedade. O estacionamento do ECPA custa R$15. Mais informações podem ser encontradas pelo WhatsApp (19) 97403-7683.

Disputada na pista de 2.100 metros do autódromo piracicabano, em um traçado cheio de curvas sinuosas, e trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem técnica e perícia dos pilotos, a corrida se desenvolve por 78 voltas, totalizando o percurso de pouco mais de 163 quilômetros. Apesar de ser disputada no domingo, são considerados dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera, sábado (21), com treinos livres e tomada classificatória para a formação do grid de largada. Confira abaixo a programação completa das 100 Milhas Piracicaba 2021:

SÁBADO

8h30 – Treinos livres

15h30 – Tomada de tempo (gaiolas tubulares)

16h00 – Tomada de tempo (turismo)

DOMINGO

9h – Warm Up (gaiolas tubulares)

9h20 – Warm Up (turismo)

14h20 – Abertura dos boxes

15h – Largada

Voltar