fbpx
Automobilismo

100 Milhas comemora 250 anos de Piracicaba

Programação deste domingo (6) começa às 8h; prova principal inicia às 15h

As 100 Milhas Piracicaba reúnem categorias diferentes no mesmo grid (Foto: Adilson Zavarize/Phoenix)

O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo recebe neste domingo (6) a 28ª edição das 100 Milhas Piracicaba, maior evento do automobilismo local que comemora 28 anos de fundação do ECPA e 250 anos de Piracicaba. A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias. Haverá ainda uma prova preliminar de 50 milhas, na categoria de clássicos de competição, formada por modelos com mais de 30 anos de rodagem.

A prova 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, e chegou a contar com a presença de grandes nomes do automobilismo brasileiro, como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. “No formato atual, a primeira edição ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informou Benedito Giannetti Júnior, proprietário do autoclube.

100 Milhas Piracicaba

A prova 100 Milhas Piracicaba surgiu na década de 1960 pelas ruas da cidade (Foto: Arquivo/Marcelo Basso)

A corrida é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem técnica e perícia dos pilotos. Ao todo, são 78 voltas, totalizando um percurso de 163 quilômetros, completando as 100 milhas. Apesar da prova ser disputada domingo (6), o evento considera dois dias de competições, já que os preparativos começaram na véspera, sábado (5), com treinos livres e a tomada de tempo classificatória para a formação do grid de largada.

A expectativa pela ‘festa’ é vivida com ansiedade pelas equipes. “As 100 Milhas de Piracicaba é uma prova muito importante tanto para os pilotos quanto para as equipes. Todo mundo quer subir no pódio e deixar a sua marca”, afirmou a chefe de equipe da Phoenix Competições, Cris Lima. Já para o piloto e preparador Luís Píccolo, o evento é diferenciado. “Todos nos sentimos honrados em participar desta corrida. Ela é diferenciada, pois, além de reunir duas categorias distintas no grid, você tem pilotos novatos tendo a oportunidade de correr ao lado de grandes nomes que já fizeram história no automobilismo brasileiro”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo, os motores começam a roncar logo pela manhã no autódromo do ECPA, às 8h, quando os carros entram na pista para o warm-up. A programação ainda inclui Track Day e Desafio de Motonetas, mas o bicho começa a pegar para valer a partir das 11h, quando os pilotos da categoria Clássicos de Competição iniciam a disputa para saber quem será o campeão das 50 Milhas de 2017. Mais tarde, às 15h, é a vez da largada para principal prova do ano e que fecha as comemorações oficiais pelo aniversário da cidade: as 100 Milhas de Piracicaba.

Voltar