Futebol

XV vira nos acréscimos e vence o Velo Clube

Time piracicabano perdia por 2x1 até 44min do segundo tempo e reage

XV de Piracicaba 3x2 Velo Clube - Copa Paulista 2017
O atacante Rafael Gomes marcou de cabeça o primeiro gol do XV de Piracicaba (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O XV de Piracicaba conseguiu uma vitória tão importante quanto improvável neste sábado (22). O time piracicabano perdia para o Velo Clube por 2×1 até os 44min do segundo tempo e recebia vaias, mas encontrou forças para virar o jogo nos acréscimos e saiu de campo aplaudido pelo Barão da Serra Negra com o triunfo pelo placar de 3×2, em duelo válido pela quinta rodada da Copa Paulista. Rafael Gomes, Pedrinho e Marcão fizeram os gols do Alvinegro. Foi a primeira vitória de Evaristo Piza no comando da equipe, que chegou aos sete pontos, provisoriamente na vice-liderança do Grupo 1. O XV volta a campo no próximo sábado (29), quando enfrenta a líder Ferroviária, às 17h, em Araraquara.

O Alvinegro iniciou o jogo com duas novidades. Lesionado, o goleiro Mateus Pasinato foi substituído por Leonardo; na zaga, Marcão ganhou a vaga de Pablo. O jogo foi aberto desde o princípio. Aos 9min, o Velo Clube abriu o placar: bobeada defensiva aproveitada pelo atacante Leonardo, em condição legal. Na saída do xará, ele serviu Denner, que completou para o gol vazio: 1×0. O empate alvinegro veio aos 15min. Crystian cobrou falta e encontrou a cabeça de Rafael Gomes, que concluiu para o fundo das redes: 1×1.

XV de Piracicaba 3x2 Velo Clube - Copa Paulista 2017

O goleiro Ryan teve atuação destacada no primeiro tempo (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O XV pressionava em busca da virada, mas o buraco na intermediária facilitava os contra-ataques do Velo Clube. Aos 28min, Paulo José partiu desde o meio-campo com a bola dominada, deixou Lucas Cunha para trás na velocidade e finalizou cruzado, mas Leonardo salvou com o pé esquerdo. No lance seguinte, Crystian cruzou para Rafael Gomes, que escorou de cabeça. Batido, Ryan viu a bola raspar a trave. O goleiro ainda fez ‘milagre’ cara a cara com Washington Tito. A resposta do Velo Clube, porém, foi mortal. Aos 41min, Niander chutou, Leonardo deu rebote e Luvizetto completou: 2×1. Nos acréscimos, Denner acertou o travessão e quase ampliou a diferença.

No intervalo, Evaristo Piza mexeu duas vezes: André Cunha e Pedrinho entraram nos lugares de Crystian e Léo Carvalho. Com as substituições, o volante Gilson foi deslocado para a lateral direita e Rafael Rosa passou para o meio de campo. O ritmo caiu no reinício do jogo. O Velo Clube segurava o resultado. Bagunçado, o Nhô Quim conseguiu criar pela primeira vez aos 23min, quando Bruninho encarou a marcação individual de Lucas, driblou o adversário e bateu torto pela linha de fundo. Cinco minutos depois, o atacante teve nova chance para empatar, mas carimbou o poste.

REVIRAVOLTA

A última tentativa de Evaristo Piza foi com Maykon Aquino no lugar de Rafael Rosa, mudança que foi vaiada pelo público. A impaciência chegou ao limite aos 42min: Aquino brigou pela bola com o zagueiro, recuperou a posse e deixou Bruninho com ampla liberdade para empatar, mas o camisa 11 isolou. No apagar das luzes, aos 44min, Pedrinho acertou um lindo chute da entrada da área e aliviou a pressão sobre o treinador: 2×2. O improvável aconteceu na sequência: cobrança de escanteio que o zagueiro Marcão soube aproveitar de cabeça para dar números finais ao marcador: 3×2. Aplausos no apito final.

FICHA TÉCNICA

Esporte Clube XV de Piracicaba3   XV DE PIRACICABA

Leonardo; Crystian (André Cunha), Lucas Cunha, Marcão e Rafael Rosa (Maykon Aquino); Gilson, Bruno Formigoni e Léo Carvalho (Pedrinho); Washington Tito, Bruninho e Rafael Gomes. Técnico: Evaristo Piza

VELO CLUBE RIOCLARENSE

2   VELO CLUBE

Ryan; Pedrão (Mateus Galeni), Lucas, Thiago e Mateus Pires; Niander, Luvizetto, Marques e Paulo José; Leonardo (Celso) e Denner (João Vitor). Técnico: Rafael Nunes

Gols: Denner (VEL) aos 9min, Rafael Gomes (XV) aos 15min e Luvizetto (VEL) aos 41min/1ºT; Pedrinho (XV) aos 44min e Marcão (XV) aos 46min/2ºT | Árbitro: Roberto Pinelli | Cartões amarelos: Marcão e Rafael Gomes (XV); Thiago e Niander (VEL) | Público: 1.236 pagantes | Renda: R$ 8.436,00

Início