Futebol

XV vence Linense pela 3ª vez na Copa Paulista

Tito fez o gol da vitória em Lins; Alvinegro recebe São Paulo na quarta-feira

*Capa: Mauricio Bento/Líder Esportes

Linense e XV de Piracicaba se enfrentaram pela terceira vez na Copa Paulista 2017. Na primeira fase, foram duas vitórias do time piracicabano por 1×0. Neste sábado (23), em Lins, pela abertura da segunda fase, o placar voltou a se repetir: com um gol do atacante Washington Tito aos 10min do segundo tempo, o Alvinegro derrotou o rival pela contagem mínima no estádio Gilberto Siqueira Lopes e chegou aos três pontos, dividindo a liderança do Grupo 4 com a Portuguesa, que venceu o São Paulo pelo mesmo resultado no Morumbi. Na próxima quarta-feira (27), o Nhô Quim recebe o São Paulo pela segunda rodada, às 20h, no Barão da Serra Negra.

Desfalcado de Rafael Gomes, o técnico Evaristo Piza mexeu na formação tática do Alvinegro. O treinador apostou no sistema sem homem de referência, com Bruninho e Washington Tito no ataque. O jogo começou truncado no meio de campo, com o Linense ligeiramente superior no que diz respeito ao domínio da posse de bola. O XV, porém, foi perigoso quando teve o controle: aos 16min, Washington Tito recebeu na entrada da área, girou sobre a marcação e bateu pelo alto, carimbando o travessão de Pegorari.

A equipe de Lins ameaçou o goleiro Mateus Pasinato aos 21min, em jogada de bola parada. No escanteio, Jefferson Maranhão levantou a bola para a área e Davi, sem saltar, cabeceou à esquerda do gol. A tônica do primeiro tempo foi essa: o Linense dava a impressão de estar mais à vontade em campo, mas foi o XV de Piracicaba que criou as melhores ocasiões para abrir o placar. Aos 35min, Bruninho quase marcou. O atacante recebeu de André Cunha e bateu de fora da área, mas a bola saiu à direita de Pegorari. Foi a última oportunidade antes do intervalo.

VANTAGEM

Na segunda etapa, a partida recomeçou com o mesmo panorama. Mas, desta vez, o Nhô Quim foi eficiente. Aos 10min, André Cunha cobrou lateral para a área do Linense e, após bate-rebate, Washington Tito aproveitou a sobra para estufar as redes de Pegorari: 1×0. Em vantagem, o técnico Evaristo Piza começou a mexer no time. A primeira substituição foi com Léo Carvalho no lugar do discreto Alex Willian. Depois, Maikon Aquino ocupou a vaga de Washington Tito, que chegou a marcar mais uma vez aos 24min, mas o gol foi anulado pela arbitragem, que apontou impedimento.

A última mudança foi também no meio de campo: Rafael Rosa substituiu André Cunha. Nos minutos finais, o Linense pressionou em busca do empate, mas foi incapaz de evitar a terceira derrota consecutiva sofrida contra o XV de Piracicaba, que chegou à marca de dez partidas de invencibilidade na Copa Paulista.

FICHA TÉCNICA

Clube Atlético Linense0   LINENSE

Pegorari; Tavares (Felipe), Marcelo Bispo, Paulo Henrique e Cesinha; Maicon, Davi, Rafael Tavares e Maranhão (Leleco); Marques (Johnny) e Giovanni. Técnico: Vilson Tadei

Esporte Clube XV de Piracicaba1   XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Marcão, Doni e Rodrigo; Danilo Melega, Formigoni, Alex Willian (Léo Carvalho), André Cunha (Rafael Rosa) e Samuel; Bruninho e Washington Tito (Maikon Aquino). Técnico: Evaristo Piza

Gol: Washington Tito (XV) aos 10min/2ºT | Árbitro: Paulo Sérgio dos Santos | Cartões amarelos: Paulo Henrique (LIN); Washington Tito (XV) | Público: 437 pagantes | Renda: R$ 2.905,00

Início