Futebol

XV vence com gol aos 49′ e fica perto da semifinal

Romarinho marca golaço e Nhô Quim derrota Votuporanguense fora de casa

Romarinho, atacante do XV de Piracicaba, abraça o volante Maranhão
Romarinho fez o único gol da partida em Votuporanga (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba deu um passo muito importante para avançar às semifinais da Copa Paulista. Jogando fora de casa, o Alvinegro derrotou o Votuporanguense por 1×0, neste sábado (22), na Arena Plinio Marin. O único gol do jogo de ida das quartas de final foi marcado pelo atacante Romarinho, aos 49min do segundo tempo. Com o resultado, o time piracicabano pode até perder por um gol de diferença na partida de volta que ainda assim estará entre os quatro melhores da competição estadual – o duelo está agendado para sexta-feira (28), às 20h, no estádio Barão da Serra Negra.

O XV entrou em campo com apenas uma novidade no time base que vem atuando ao longo da competição. Lesionado, o atacante Rodolfo sequer viajou para Votuporanga e foi substituído por Rafael Gomes. O calor  (31º C) prejudicou o primeiro tempo, que teve poucas jogadas agudas. A equipe mandante insistiu na bola aérea com Elvinho e Nequinha levantando a bola para a área, sem qualquer perigo para Mateus Pasinato. O time piracicabano respondeu com dois chutes de Romarinho que deram trabalho ao goleiro Gatti.

Na segunda etapa, Cléber Gaúcho precisou mexer na lateral esquerda após a lesão de Samuel – Lucas Pavone entrou. O XV voltou com outra postura e maior presença ofensiva, mas pecava nas conclusões. A primeira chance veio aos 10min e foi criada por Romarinho, que passou para Rafael Gomes bater para o gol e exigir defesa complicada do goleiro Gatti. Homem mais perigoso do Alvinegro, Romarinho quase abriu o placar com um golaço aos 21min: depois do cruzamento de Lucas Pavone, o camisa 11 finalizou de primeira e a bola tirou tinta da trave.

DECISIVO

A partida foi decidida nos cinco últimos minutos. O XV desperdiçou a chance de sair na frente aos 42min, quando Gilsinho serviu Rafael Gomes, mas o atacante isolou cara a cara com Gatti. Na sequência, o Votuporanguense acertou a trave com o atacante Thiago Miracema, em cabeceio que deixou Mateus Pasinato vendido no lance. A tarde, porém, foi mesmo de Romarinho. Premiado pelo esforço, o jogador definiu o resultado na última bola, com um chute preciso de pé esquerdo, inapelável para Gatti. O gol, sétimo do artilheiro na Copa Paulista, deixa o Nhô Quim muito perto das semifinais.

FICHA TÉCNICA

0  VOTUPORANGUENSE

Gatti; Nequinha, Marcelo Godri, Marcão e Felipe Gregory (Igor Pato); Xaves, Afonso (Juninho) e Luciano Mandi (Thiago Miracema); Kleber, Elvinho e Paraíba. Técnico: Ito Roque

Esporte Clube XV de Piracicaba

1  XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Zé Mateus, Rodrigo, Lucas Cunha e Samuel (Lucas Pavone); Maranhão (Fraga), Clayton e Barreto (Gilsinho); Samoel Pizzi, Rafael Gomes e Romarinho. Técnico: Cléber Gaúcho

Gol: Romarinho (XV) aos 49min/2ºT | Árbitro: Rodrigo Guarizo do Amaral | Público: 1.461 pagantes| Renda: R$ 12.050,00

Início