Futebol

XV sofre gol no fim e empata, mas deixa Z-6

Na estreia de Vica, Alvinegro mostra padrão, mas chega a sete jogos sem vencer

Bragantino 1x1 XV de Piracicaba - Gol de Guilherme
Guilherme empatou de cabeça para o Bragantino no fim do jogo (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes/Orientec)

Muda o técnico, mas a história continua igual. O XV de Piracicaba derrotava o Bragantino nesta quarta-feira (29) até 44min do segundo tempo, quando levou o gol que resultou no empate por 1×1. Romarinho abriu o placar antes do intervalo e Guilherme deixou tudo igual na etapa complementar. O resultado foi amargo, porém, tirou o time piracicabano da zona de rebaixamento da Série A2 do Campeonato Paulista. Com 15 pontos, o Nhô Quim chegou ao 14º lugar na classificação geral e é o primeiro time fora do Z-6. No próximo sábado (1º), o Alvinegro recebe o Oeste, às 18h, no estádio Barão da Serra Negra.

Com 15 pontos, o Nhô Quim chegou ao 14º lugar na classificação geral e é o primeiro time fora do Z-6

O XV entrou no gramado do estádio Nabi Abi Chedid repetindo a equipe titular escalada no empate sem gols frente ao Juventus, no último domingo (26). O início de jogo foi truncado, com bolas divididas no meio de campo e pouca criatividade. O Bragantino chegou com perigo aos 14min com o centroavante Rafael Grampola, que ganhou as costas de Rodrigo e bateu cruzado, exigindo defesa complicada de Mateus Pasinato. A bruxa estava solta pelo estádio Nabi Abi Chedid: lesionados, o zagueiro Juliano, do Massa Bruta, e o atacante Bruno Santos, do XV, deixaram o campo; os substitutos foram Gilberto e Bruninho, respectivamente.

A partida ganhou em emoção pouco antes do intervalo. O time piracicabano atacou pela primeira vez aos 37min com Romarinho, em chute da entrada da área; no lance seguinte, Gilsinho cruzou rasteiro e Rafael Gomes esticou o pé, mas não alcançou a bola. O Bragantino respondeu aos 40min em jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio de Rafael Chorão, Edson Sitta cabeceou para baixo e já estava comemorando quando Mateus Pasinato fez milagre e espalmou para escanteio. Aos 43min, o XV abriu o placar. Romarinho cobrou falta no ângulo esquerdo de Renan Rocha, que ainda tocou a bola antes dela entrar: 1×0.

Bragantino 1x1 XV de Piracicaba - Clayton, volante do XV de Piracicaba

O capitão Clayton teve muito trabalho no segundo tempo da partida (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O segundo tempo começou com o XV de Piracicaba organizado atrás, esperando a oportunidade para contra-atacar, e o Bragantino com dificuldade para trocar passes no setor de criação. O Massa Bruta só ameaçou o gol de Mateus Pasinato aos 19min. O ala Fabiano lançou Rafael Grampola e o camisa 9 mais uma vez escapou nas costas de Rodrigo para ficar cara a cara com o goleiro. De novo, Mateus Pasinato levou a melhor e salvou o time piracicabano. Aos 30min, Rodrigo completou para o fundo da rede o cruzamento de Romarinho, mas o árbitro Marcio Henrique de Gois assinalou impedimento e anulou o gol corretamente.

Cinco minutos depois, o Bragantino reclamou de um lance polêmico contra o XV: o volante Edson Sitta arriscou a finalização longa e a bola desviou no braço de Doni, que estava dentro da área. A arbitragem mandou o jogo seguir. Na sequência, Vica fechou o time com a clara intenção de segurar o resultado. O técnico tirou o meia Gilsinho e colocou o ala direito Carlinhos no gramado, fechando as duas laterais. Apenas para gastar tempo, 0 treinador ainda promoveu a estreia do atacante Carlos Alberto, recém-contratado junto ao Sampaio Corrêa-MA. Rafael Gomes foi quem deixou o campo.

Bragantino 1x1 XV de Piracicaba - Vica, técnico do XV de Piracicaba

Vica organizou a equipe, mas a defesa voltou a falhar na bola pelo alto (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

A vitória parecia garantida, mas o XV novamente falhou nos minutos finais. Aos 44min, Rafael Chorão cobrou escanteio e o zagueiro Guilherme apareceu livre na pequena área para cabecear. Desta vez, Mateus Pasinato não conseguiu evitar o empate: 1×1. O gol foi um duro golpe para a equipe piracicabana, que ainda teve uma ocasião para desempatar aos 48min. Depois da bola alçada na área por Carlinhos, a zaga afastou e a sobra ficou com Romarinho, que concluiu de primeira, mas o goleiro Renan Rocha impediu o gol que daria o triunfo ao Alvinegro.

FICHA TÉCNICA

 BRAGANTINO

Renan Rocha; Kellyton (Rodrigo Paulista), Juliano (Gilberto), Guilherme e Fabiano; Adenilson (Welligton), Bruno Oliveira, Edson Sitta e Rafael Chorão; Rafael Grampola e Rafael Barros. Técnico: Alberto Félix

Esporte Clube XV de Piracicaba

1  XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Zé Mateus, Rodrigo, Doni e Samuel; Clayton, Gilson e Gilsinho (Carlinhos); Romarinho, Bruno Santos (Bruninho) e Rafael Gomes (Carlos Alberto). Técnico: Vica

Gols: Romarinho (XV) aos 43min/1ºT; Guilherme (BRA) aos 44min/2ºT | Árbitro: Marcio Henrique de Gois | Cartões amarelos: Rodrigo Paulista (BRA); Bruninho e Mateus Pasinato (XV) | Público: 466 pagantes | Renda: R$ 4.480,00

Início