Futebol

XV luta, empata e se despede do Paulistão

Time conviveu sem salários e com lesões, mas nunca deixou de acreditar

XV de Piracicaba 2x2 Osasco Audax - Futebol Feminino
O empate eliminou o XV do Campeonato Paulista: tristeza no Barão (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O time feminino do XV de Piracicaba está eliminado do Campeonato Paulista. O empate por 2×2 no último domingo (2), contra o Audax, no Barão da Serra Negra, deixou a equipe comandada pelo técnico Leandro Silva fora das quartas de final. O resultado classificou o time de Osasco, que encerrou a fase de classificação com o quarto lugar no Grupo 1, somando 21 pontos, dois a mais que o Alvinegro. Após a eliminação, o elenco terá uma semana de descanso antes de se preparar para os Jogos Regionais, quando representa Piracicaba em Lençóis Paulista.

A aventura do XV no Paulistão durou 14 partidas, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O ataque funcionou 33 vezes, enquanto o sistema defensivo foi vazado em 19 ocasiões. A equipe sofreu com a falta de salários desde fevereiro, pois depende quase exclusivamente da verba destinada pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), emperrada enquanto não se adéqua ao marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que entrou em vigor neste ano. O repasse poderá ser efetivado somente após o chamamento público, o que deve acontecer em novembro.

XV de Piracicaba 2x2 Osasco Audax - Futebol Feminino

O XV chegou a ficar duas vezes na frente, mas cedeu o empate (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O grupo ainda ficou desfalcado boa parte da competição devido a lesões. Na última rodada, o XV precisava vencer o Audax para se classificar e buscou o ataque desde o apito inicial. O primeiro gol veio aos 18min, com Paulinha, mas Dulce deixou tudo igual dois minutos depois e jogou um balde de água fria no Barão da Serra Negra. Aos 30min, Valéria sofreu pênalti e Isabela voltou a colocar o Nhô Quim em vantagem, mas, novamente, o time de Osasco empatou: aos 42min, Bianca deu números finais ao marcador ainda no primeiro tempo.

Na etapa complementar, prevaleceu o equilíbrio, com chances de gol para os dois lados. Nos minutos finais, o XV chegou ao terceiro tento com Jullyana, mas a arbitragem apontou impedimento no lance após o desvio de Iara e anulou o gol, o que gerou protestos e paralisou a partida por quase cinco minutos. Nos acréscimos, Patrícia foi expulsa após agredir Bianca fora da disputa de bola. Na súmula, a arbitragem ainda assinalou que a jogadora saiu de campo ‘aplaudindo’ ironicamente a expulsão.

XV de Piracicaba 2x2 Osasco Audax - Futebol Feminino

No final da partida, o elenco agradeceu o incentivo das arquibancadas (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Início