Futebol

XV joga bem, perde gols e busca empate fora

Alvinegro foi melhor que o Rio Claro, mas teve que evitar derrota no final

Romarinho, atacante do XV de Piracicaba
Romarinho marcou o gol de empate para o XV de Piracicaba (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes/Orientec)

Rio Claro e XV de Piracicaba empataram por 1×1 neste domingo (12) pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. O time piracicabano, dirigido interinamente por Ronaldo Guiaro, foi melhor que o adversário, mas não converteu a superioridade em gols. O Alvinegro buscou o empate com Romarinho aos 42min do segundo tempo, dois minutos depois de ser vazado pelo atacante Danilo Lopes. O resultado deixa o Nhô Quim em 13º lugar com 12 pontos, ainda fora da zona de rebaixamento. Na próxima sexta-feira (17), o XV recebe o São Caetano no Barão da Serra Negra.

O XV foi melhor que o Rio Claro no primeiro tempo, mas não chegou ao intervalo em vantagem

Interino no cargo, Ronaldo Guiaro contou com o zagueiro Rodrigo e o lateral-esquerdo Samuel, que voltaram ao time após cumprir suspensão em Penápolis. No lado direito da defesa, a novidade foi Zé Mateus como titular, enquanto Carlinhos iniciou a partida no banco de reservas. No meio-campo, Maranhão herdou a vaga de Bruno Formigoni, vetado pelo departamento médico. Gilsinho foi o responsável pela munição ao ataque, escalado com Romarinho, Bruno Santos e Bruno Aquino. O jogo começou truncado, com leve superioridade alvinegra.

O domínio, porém, começou a se traduzir em chances de gol após 15 minutos de ‘estudo’. A primeira jogada lúcida do XV no primeiro tempo aconteceu aos 23min, quando Gilsinho lançou Bruno Santos, que contou com a falha da marcação para ficar em condições de finalizar. O chute mascado sobrou fácil na mão do goleiro Paulo Vitor. O Rio Claro respondeu um minuto depois com Franco. De frente para Veloso, o meia tentou encobrir o goleiro e errou o alvo.

Após a parada para hidratação, o Nhô Quim ainda chegou duas vezes com perigo, em lances de Bruno Aquino e Gilsinho. O atacante exigiu difícil defesa de Paulo Vitor; o meia quase surpreendeu o goleiro em pancada de fora da área. A última oportunidade da etapa inicial veio em lance de bola parada: aos 47min, Romarinho cobrou escanteio buscando Rodrigo e o zagueiro desviou, mas para o endereço errado. Apesar do maior volume, o XV não conseguiu inaugurar o placar antes do intervalo.

Rio Claro 1x1 XV de Piracicaba

O Rio Claro, invicto em 2017, pouco ameaçou o time piracicabano (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

No segundo tempo, o Rio Claro começou com mais apetite. A equipe mandante ameaçou Veloso com Danilo Lopes, substituto de Aclaisson. O chute, entretanto, saiu pela linha de fundo. O técnico Ronaldo Guiaro mexeu aos 15min e colocou Rafael Gomes no lugar de Bruno Santos, deixando o Nhô Quim com dois centroavantes. A segunda alteração foi uma necessidade. Lesionado, Samuel saiu para a entrada de Carlinhos. Assim, Zé Mateus foi deslocado para a lateral esquerda. O XV se acertou em campo e rondava a defesa adversária, mas pecava na conclusão. O castigo veio no fim do jogo.

Aos 40min, Danilo Lopes abriu o placar. O lateral Hudson levantou a bola para a área e o atacante ganhou da marcação pelo alto para desviar de cabeça: 1×0. O gol não desanimou o XV, que respondeu imediatamente. Aos 42min, Dodô, que havia acabado de substituir Gilsinho, iniciou a jogada que chegou aos pés de Clayton. O volante encontrou Romarinho, que soltou o pé e acertou o ângulo de Paulo Vitor para deixar tudo igual em Rio Claro: 1×1. O empate manteve a invencibilidade do Rio Claro e o time piracicabano fora da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

Rio Claro Futebol Clube

 RIO CLARO

Paulo Vitor; Hudson, Odair Lucas, Walter e Matheus; Alê, Acleisson (Danilo Lopes), Franco e Fernando (Moisés); Fernandinho e Daniel Bueno (Rodrigo). Técnico: Sérgio Guedes

Esporte Clube XV de Piracicaba

1  XV DE PIRACICABA

Veloso; Zé Mateus, Marcos Vinicius, Rodrigo e Samuel (Carlinhos); Clayton, Maranhão e Gilsinho (Dodô); Romarinho, Bruno Santos (Rafael Gomes) e Bruno Aquino. Técnico: Ronaldo Guiaro

Gols: Danilo Lopes (RCL) aos 40min e Romarinho (XV) aos 42min/2ºT | Árbitro: Leonardo Ferreira Lima | Cartão amarelo: Acleisson (RCL) | Público:  não divulgado | Renda: não divulgada

Início