Futebol

XV estreia contra o Rio Claro na Série A2

Duelo será disputado no estádio Barão da Serra Negra; confira a tabela:

Capa: Michel Lambstein/Divulgação

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou nesta sexta-feira (17) a tabela do Campeonato Paulista da Série A2 de 2018. O XV de Piracicaba estreia na competição no dia 17 de janeiro, contra o Rio Claro, no Barão da Serra Negra, e encerra sua participação na primeira fase contra o São Bernardo, fora de casa. Como a tabela ainda deve sofrer reajustes, os horários não foram divulgados. Por terminar na 12ª colocação na competição disputada em 2017, o Alvinegro realizará sete jogos em casa e oito fora.

Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em turno único, totalizando 15 jogos para cada. Os dois piores classificados serão rebaixados para a Série A3 do Paulista em 2019, enquanto os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na soma dos placares, a vaga na final será decidida em cobranças de pênaltis. As duas finalistas automaticamente conquistam o acesso para a Série A1 da competição estadual no ano seguinte. A decisão do título será em jogo único, na casa da equipe com a melhor campanha.

Com exceção dos times que terminarem na 15ª e 16ª colocação (rebaixados), todos os participantes receberão uma premiação em dinheiro, que variam de acordo com a classificação final. A premiação máxima será para o campeão, que receberá R$ 280 mil, enquanto o 14º colocado terá direito a apenas R$ 16 mil. O Estadual tem início no dia 17 de janeiro e término previsto para o dia 7 de abril.

INSCRIÇÕES

Uma das novidades da competição está na lista de inscritos. Diferente das últimas edições, quando as equipes podiam inscrever 28 atletas, desta vez será permitida a inscrição de 23 jogadores de linha e mais três goleiros. As equipes que avançarem para a semifinal terão os cartões amarelos zerados e poderão efetuar quatro trocas no elenco. Os clubes também terão direito a inscrições ilimitadas para atletas de base, nascidos a partir de 1997, desde que tenham atuado pelo clube em alguma competição de base em 2017.

Em relação aos inscritos como jogadores de base, no máximo quatro deles poderão atuar simultaneamente durante uma partida. “A liberação para atletas de base era uma reivindicação dos clubes. Buscamos referências fora do país para aplicarmos o melhor mecanismo”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. Confira a tabela completa do XV de Piracicaba na competição:

17/01 – XV de Piracicaba x Rio Claro
21/01 – Juventus x XV de Piracicaba
24/01 – XV de Piracicaba x Oeste
28/01 – Portuguesa x XV de Piracicaba
04/02 – XV de Piracicaba x Inter de Limeira
11/02 – Taubaté x XV de Piracicaba
14/02 – Guarani x XV de Piracicaba
18/02 – XV de Piracicaba x Penapolense
25/02 – Sertãozinho x XV de Piracicaba
04/03 – Votuporanguense x XV de Piracicaba
07/03 – XV de Piracicaba x Batatais
11/03 – XV de Piracicaba x Água Santa
18/03 – Nacional x XV de Piracicaba
21/03 – XV de Piracicaba x Audax
24/03 – São Bernardo x XV de Piracicaba

Início