Futebol

XV está fora do Campeonato Paulista Sub-20

Decisão surpreende clube alvinegro, que vai tentar negociar participação

Ronaldo Guiaro, técnico interino do XV de Piracicaba
O técnico Ronaldo Guiaro comanda atualmente a equipe sub-20 do Nhô Quim (Foto: Líder Esportes)

Após abrir mão do Campeonato Paulista Sub-20 no ano passado, o XV de Piracicaba está fora da edição de 2016. A informação foi oficializada na tarde desta sexta-feira (8), quando a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou os grupos da competição – são 45 equipes participantes, divididas em quatro chaves. A decisão surpreendeu o clube e mexe com o planejamento traçado para o segundo semestre com a categoria sub-20.

Além do XV, Monte Azul e Rio Preto também desistiram da competição em 2015 e ficaram de fora neste ano. Os três clubes foram julgados e multados pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). Já o Departamento de Competições da FPF, em decisão administrativa, prevê a suspensão de um ano. A assessoria de imprensa comunicou que o XV de Piracicaba deve se pronunciar segunda-feira (11). As categorias sub-15 e sub-17 estreiam amanhã (9), em rodada dupla contra o União Barbarense a partir das 9h no estádio Barão da Serra Negra.

RETROSPECTIVA

A diretoria abriu mão do Campeonato Paulista Sub-20 para utilizar os jogadores na Copa Paulista e diminuir custos. Porém, o regulamento da competição abriu a possibilidade de vaga para a Série D do Brasileiro e os dirigentes contrataram reforços. O resultado foi a eliminação vexatória na primeira fase da Copa Paulista – nenhuma vitória e última colocação – e a categoria de base praticamente ‘parada’ no segundo semestre. A partir desta segunda-feira, o clube deve procurar a FPF para negociar a participação em 2016 e assim evitar outro desvio de rota no planejamento.

Início