Futebol

XV empata primeiro jogo-treino em Rio Claro

Diney marcou o único gol do time piracicabano contra o Velo Clube

Velo Clube 1x1 XV de Piracicaba (Magal)
O volante Magal participou do jogo-treino em Rio Claro contra o Velo Clube (Foto: Líder Esportes)

O XV de Piracicaba ficou no empate por 1×1 contra o Velo Clube, sábado (9), em Rio Claro, no primeiro jogo-treino preparatório para o Campeonato Paulista. O time piracicabano abriu o placar antes do intervalo com o atacante Diney, mas permitiu a reação adversária na segunda etapa. O técnico Claudinho Batista ainda não pôde contar com todos os reforços contratados pelo clube e escalou o XV de acordo com o condicionamento físico do elenco – o treinador usou duas escalações diferentes em Rio Claro.

Adriano Ferreira e Henrique Santos fizeram a jogada que originou o gol

Claudinho deu pistas do esquema tático que deve utilizar no Paulistão. O técnico apostou no 4-3-3, com Mateus Pasinato; Daniel, Fábio Sanches, Heitor e Lucas Pavone; Clayton, Magal e Adriano Ferreira no meio-campo; Henrique Santos e Diney abertos pelos lados e Rodrigo Silva como homem de referência no setor ofensivo. O time, porém,  deve se organizar no 4-1-4-1 sem a posse de bola.

Com o time inicial, o XV conseguiu trocar passes no campo de ataque, mas sofreu com problemas de marcação pelo setor esquerdo da defesa. A estratégia de Claudinho, entretanto, durou 25 minutos – quando o meia Aloísio substituiu o atacante Rodrigo Silva. O Nhô Quim perdeu a referência, mas ganhou em velocidade e terreno no meio-campo. O time piracicabano abriu o placar aos 43min em ótima jogada pelo lado direito: Adriano Ferreira tocou para Henrique Santos, que devolveu de letra para o volante cruzar rasteiro da linha de fundo. Bem posicionado, Diney apenas empurrou para a rede: 1×0.

MUDANÇAS

No segundo tempo, o treinador mudou a equipe inteira e manteve o 4-4-2 com Alex Alves; Jerfesson, Marcus Vinicius, Neto e Julinho; Léo Salino, Juliano e Kim; Wesley, Jean e Wagner. Faltou ritmo e entrosamento ao XV, que caiu de produção e viu o Velo Clube chegar ao empate em falha de Alex Alves. Após cobrança de escanteio, o goleirou errou ao tentar afastar a bola, que sobrou limpa para Fandinho escorar de cabeça e deixar tudo igual: 1×1. Alex Alves reclamou de falta no lance, não assinalada pela arbitragem.

VELO - XV DE PIRACICABA 02

Alex Alves substituiu Mateus Pasinato, mas falhou no empate do Velo Clube (Foto: Líder Esportes)

“Avalio como bastante positivo o que a equipe apresentou, até pelo fato de enfrentar um adversário com mais tempo de trabalho. Dentro do planejado, foi muito bom. Os jogadores entenderam o que queremos e espero uma crescente nos próximos compromissos”, disse Claudinho, que elogiou a torcida quinzista presente no estádio Benito Agnelo Castellano. “A gente fica feliz de ver o pessoal acompanhando. Os jogadores começam a entender qual vai ser o clima para o campeonato”, completou.

Início