Futebol

XV e Juventus, duelo de recordistas na Copinha

Times com mais jogos e melhores ataques medem forças na primeira rodada

Henrique Santos, atacante do XV de Piracicaba
Após cair no Paulistão, XV de Piracicaba tenta a reabilitação na Copa Paulista (Foto: Líder Esportes)

XV de Piracicaba e Juventus se enfrentam na primeira rodada da Copa Paulista, dia 2 de julho. O jogo reúne as duas equipes que mais vezes entraram em campo na história da competição: o time piracicabano é o recordista de partidas na Copa Paulista com 244 aparições, enquanto a equipe da Rua Javari é a segunda colocada, com 238 compromissos disputados pelo torneio estadual. O próximo capítulo da história será realizado no estádio Barão da Serra Negra, sábado (2), às 16h.

Apesar do largo histórico na Copa Paulista, XV de Piracicaba e Juventus se encontraram apenas em três ocasiões, com total domínio do Moleque Travesso. O clube da capital venceu os três jogos. O primeiro duelo aconteceu em 2003, com vitória juventina por 3×1 na Rua Javari. O placar se repetiu em 2007, quando as duas equipes mediram forças em São Paulo. No mesmo ano, XV e Juventus se encontraram no Barão da Serra Negra para a única goleada do confronto: 4×0 Juventus em Piracicaba.

CHUVA DE GOLS

As duas equipes que mais entraram em campo na Copa Paulista também são as detentoras dos melhores ataques na história da competição. O Juventus balançou as redes 354 vezes, enquanto o Nhô Quim fez 346 gols no torneio que disputa ininterruptamente desde 2003. O número de gols, porém, não se reflete quando o assunto é títulos – o clube da capital foi campeão apenas uma vez, em 2007, enquanto o Alvinegro tem como melhor resultado o vice-campeonato de 2008, após perder decisão para o Atlético Sorocaba.

Início