Futebol

XV e Ferroviária: confronto direto pela liderança

Jogo será neste sábado (9), no Barão da Serra Negra; Doni volta ao time titular

Doni, zagueiro do XV de Piracicaba
Recuperado, o zagueiro Doni está de volta ao time titular do XV de Piracicaba (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

Na briga pela liderança do Grupo 1, XV de Piracicaba e Ferroviária se enfrentam neste sábado (9), às 16h, no estádio Barão da Serra Negra, em jogo válido pela penúltima rodada (13ª) da primeira fase da Copa Paulista. Primeiro colocado com 23 pontos ganhos, o Alvinegro pode garantir matematicamente a liderança com uma rodada de antecedência em caso de vitória sobre a Ferrinha, além da manutenção da invencibilidade que já dura sete jogos. Na vice-liderança, com 21 pontos, a Locomotiva precisa ganhar a partida para ultrapassar o Nhô Quim e adiar a decisão para a última rodada. A partida é encarada como uma decisão para as duas equipes.

O zagueiro Doni, que não atua desde 23 de abril, está confirmado entre os titulares para o duelo deste sábado contra a Ferrinha

“Como pretendemos terminar na primeira colocação, o jogo passa a ser decisivo, pois é confronto direto. Será um jogo em nível forte, na questão técnica e tática, como foi em Araraquara, relembrando a final do ano anterior. Não tem como não levar o jogo com esse nível de importância e concentração. Estamos cobrando muito em cada jogo para que haja uma evolução, uma consistência, procurando jogar melhor a cada dia. Defendemos uma invencibilidade de sete jogos, isso é importante também. Vamos procurar jogar melhor, não perder, conquistar os objetivos que são terminar em primeiro e obter vantagens lá na frente. Eu coloco isso para os atletas”, disse o técnico do XV, Evaristo Piza, que deve mexer novamente na equipe titular.

Após cumprir suspensão automática, o zagueiro Marcão está de volta à defesa. O zagueiro Doni, que não atua desde 23 de abril, quando entrou em campo na partida contra a Portuguesa, dia em que o XV se livrou do rebaixamento para a Série A3 do Paulista, está confirmado entre os titulares. O defensor, que ficou à disposição no banco de reservas na partida contra o Velo Clube, está recuperado de uma lesão no joelho, ocorrida em maio, quando o Alvinegro se preparava para a disputa da Série D do Brasileiro. O experiente André Cunha também deve retornar ao time titular, depois de ser poupado na última rodada devido ao desgaste físico.

Os zagueiros Gabriel Tonini e Pablo Rocha, e o atacante Maikon Aquino devem voltar ao banco de reservas. A dúvida do treinador é sobre manter o meia Rafael Rosa ou promover o retorno do atacante Washington Tito, que está recuperado de uma pancada na coxa. Com isso, o XV de Piracicaba deve entrar em campo com Mateus Pasinato; Danilo Melega, Marcão, Doni e Samuel; Bruno Formigoni, André Cunha e Léo Carvalho; Washington Tito (Rafael Rosa), Bruninho e Rafael Gomes.

DESFALQUES

Além do goleiro Leonardo e o zagueiro Lucas Cunha, que dependem de procedimento cirúrgico, mas ainda estão inscritos na Copa Paulista, o técnico Evaristo Piza não poderá contar com os volantes Fraga e Felipe Merlo, que estão em fase de transição do departamento médico para o campo. Contratado recentemente, o goleiro André Luiz ainda não foi regularizado na competição. O zagueiro Rodrigo e o meia Alex Willian só devem ficar à disposição para o jogo contra o Linense.

O lateral-esquerdo Léo Menghini e o zagueiro João Maistro, inscritos como jogadores de base, deixaram o clube. Na direita, os laterais Flávio, em fase de transição, e David Modesto, com dores no pé esquerdo, seguem vetados pelo departamento médico. Eles ainda não foram inscritos na Copa Paulista e são opções para a segunda fase. Recuperado de entorse no tornozelo direito, o meia Ícaro treinou normalmente e está a disposição. O zagueiro Hugo, com fratura no dedão do pé esquerdo, está vetado.

Início