Futebol

XV consegue certificado da CBF e ‘protege’ base

Clube piracicabano recebe Certificado de Clube Formador e faz homenagens

Celso Christofoletti e Ricardo Moura, presidente e vice do XV de Piracicaba
Celso e o vice, Ricardo Moura: XV recebe Certificado de Clube Formador (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba recebeu nesta quinta-feira (21) o Certificado de Clube Formador. O documento, emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), foi entregue em evento realizado no Salão Nobre do Colégio Piracicabano pelo presidente da comissão de clubes formadores da FPF (Federação Paulista de Futebol), Coronel Isidro Suita. Na ocasião, o presidente Celso Christofoletti homenageou os parceiros do clube.

“Apenas 37 clubes em todo o Brasil têm o certificado, 12 deles no Estado de São Paulo, e agora temos o orgulho de fazer parte deste seleto grupo. Gostaria de, além de agradecer todos os nossos parceiros, destacar o trabalho da gestão do ex-presidente Rodrigo Boaventura, que também se dedicou ao desenvolvimento deste projeto. Esperamos, agora e no futuro, que o XV possa colher os frutos deste investimento e que os garotos possam ter uma estrutura cada vez melhor”, disse Christofoletti, acompanhado pelo coordenador das categorias de base, Matheus Bonassi, e o advogado do clube, Ramon Bisson.

O coronel Isidro Suita também destacou a importância do Certificado de Clube Formador a equipe alvinegra. “É com imensa satisfação que estou aqui em Piracicaba para este momento histórico do XV. Além da sua relevância nacional, a FIFA já está exigindo o documento para o mecanismo de solidariedade em transferências internacionais, o que comprova a sua necessidade”, comentou. Os clubes que possuem o selo têm a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair se a agremiação for indenizada, além de receber de porcentagens em futuras negociações.

Início