Basquete

XV ‘atropela’ Araras e segue 100% na Liga ARB

Time piracicabano venceu os cinco jogos que disputou nesta temporada

Ana Paula, jogadora de basquete do XV de Piracicaba
Ana Paula foi a cestinha da partida com 30 pontos: 'lavada' quinzista (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

A equipe feminina de basquete do XV de Piracicaba continua ‘impossível’ na Liga ARB (Associação Regional de Basquete). Jogando em casa pela segunda vez na temporada, o time piracicabano atropelou Araras por 97×21, em duelo disputado na noite desta terça-feira (28), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O resultado manteve a invencibilidade da equipe comandada por Ariel Rodrigues na competição – são cinco vitórias em cinco jogos disputados. O Alvinegro soma dez pontos e ocupa a segunda colocação atrás de Santa Bárbara d’Oeste, que tem 12, mas fez dois jogos a mais. No confronto direto entre os dois primeiros colocados, a vantagem também é do XV, que venceu em Piracicaba e também em Santa Bárbara d’Oeste.

Mais forte e mais alto no conjunto, o XV não deu chances de reação ao adversário

Diferente do que aconteceu nos quatro compromissos anteriores, quando iniciou a partida com dificuldades e deslanchou após o intervalo, o Nhô Quim dominou completamente o confronto contra Araras. O início do jogo e sobretudo o primeiro quarto foi um ‘banho’ nos aspectos físico e técnico – a diferença foi tão grande que era impossível analisar qualquer padrão tático do time visitante. Ana Thais e Brenda penetravam no sistema defensivo adversário com enorme facilidade. Melhor para Fernanda Lu, visivelmente mais alta e mais forte que as rivais – a pivô quinzista ‘deitou e rolou’ no garrafão.

A partida foi definida antes do intervalo. No primeiro quarto, aliás, a vantagem foi gigantesca: 30×6 para o Alvinegro. Na parada de tempo, o técnico Ariel Rodrigues pediu seriedade às atletas e teve o pedido atendido. Na segunda parcial, o ritmo não diminuiu mesmo com o rodízio promovido em quadra pelo treinador. A troca rápida de passes e a atenção nos rebotes defensivos foram fundamentais para chegar ao fim do primeiro tempo com o placar de 55×11.

Ana Paula, jogadora de basquete do XV de Piracicaba

Ana Paula faz a cesta: XV de Piracicaba vence Araras com facilidade (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

A missão para a segunda etapa era não deixar o ritmo diminuir – mas diminuiu. Já com a vitória garantida, o XV de Piracicaba voltou impreciso para o terceiro quarto, o que rendeu um pedido de tempo e uma bronca de Rodrigues. Os cinco primeiros minutos mostraram um festival de arremessos errados. Restando 5min46s, o time piracicabano desencantou no marcador com dois lances livres de Fernanda Lu. Araras, entretanto, não oferecia qualquer resistência: 74×20.

No último período, o ataque quinzista voltou a funcionar. Com outra boa atuação de Ana Paula, autora de 30 pontos e cestinha da partida, o Nhô Quim fechou o jogo em 97×21. O próximo compromisso está marcado para o dia 1º de agosto, novamente contra Araras, na casa do adversário. “Foi um jogo melhor, começamos com muita atitude. O placar pode parecer que Araras é uma equipe mais fraca, o que não é verdade. Eles endureceram o jogo contra Santa Bárbara d’Oeste e merecem respeito”, elogiou o treinador.

Início