Basquete

XV alcança virada espetacular e garante 2ª vitória

Alvinegro derrotou a Liga Sorocabana pelo placar de 57x52 nos minutos finais

Luciano, ala e pivô da equipe masculina de basquete do XV de Piracicaba
Luciano fez sete pontos e contribuiu com a vitória alvinegra (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas foi palco na noite desta segunda-feira (15) de uma partida espetacular de basquetebol. O duelo entre XV de Piracicaba e Liga Sorocabana, válido pela sexta rodada da primeira fase da divisão especial do Campeonato Paulista, teve de tudo – jogadas plásticas, trabalho tático e, principalmente, emoção. Melhor para o time piracicabano, que virou nos segundos finais e venceu o jogo por 57×52, garantindo a segunda vitória na fase de classificação.

O XV de Piracicaba virou o jogo restando pouco menos de um minuto para o final

O cestinha da partida foi o ala-pivô Patrick, de Sorocaba, com 20 pontos. Pelo lado do Nhô Quim, destaque para Douglas Gorauskas, autor de 13 pontos. O resultado coloca a equipe dirigida pelo técnico Baiano na sétima colocação, na zona dos playoffs. A equipe piracicabana soma agora oito pontos ganhos – duas vitórias e quatro derrotas em seis partidas. Nesta quarta-feira (17), o elenco masculino adulto viaja para São José do Rio Preto, onde encara o América, às 20h, no Centro Regional de Eventos.

O primeiro quarto foi de alternância no comando do placar. A equipe de Sorocaba começou a partida de forma arrasadora e abriu oito pontos de vantagem. A sequência foi interrompida pelo ala Fransérgio, que recolocou o Alvinegro no jogo. O XV de Piracicaba, então, encostou no marcador (12×9), mas voltou a dar bobeira restando pouco mais de dois minutos para o encerramento do período e permitiu que os visitantes abrissem 17×9 ao término da parcial.

No segundo período, a equipe dirigida pelo técnico Baiano foi superior ao adversário do início ao fim. Mais ligado e com boa participação de Douglas Gorauskas e Will, o Nhô Quim diminuiu a diferença para apenas dois pontos e chegou ao intervalo perdendo por 26×24. Na volta para o segundo tempo, porém, o panorama se inverteu e a Liga Sorocabana voltou a controlar as ações, fechando o terceiro quarto com nove pontos de margem: 42×33.

VIRADA

O duelo pegou fogo no último quarto. O XV de Piracicaba novamente mostrou poder de reação e, restando 46 segundos, assumiu a liderança no placar: 53×52. Na sequência, a Liga Sorocabana parou no sistema defensivo do técnico Baiano. O Alvinegro teve maturidade para controlar a posse de bola e gastar o tempo. Mais do que isso, o time piracicabano ainda conseguiu converter as duas jogadas de ataque que teve em cestas, para fechar o duelo em 57×52.

Início