Futebol

XV acaba com invencibilidade da Ferroviária

Lucas Cunha fez o gol da vitória; Alvinegro assume a vice-liderança do grupo

Bruninho, atacante do XV de Piracicaba
Bruninho fez grande partida contra a Ferroviária, sábado (29), em Araraquara (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba colocou ponto final neste sábado (29) aos 100% de aproveitamento da Ferroviária na Copa Paulista. Jogando em Araraquara, o Nhô Quim venceu a Locomotiva por 1×0, gol do zagueiro Lucas Cunha, e chegou aos dez pontos na vice-liderança do Grupo 1, dois a menos que a própria Ferroviária, ainda na liderança. Foi a primeira vez que o XV voltou à Arena da Fonte após o título da Copa Paulista, em 2016. O time piracicabano volta a campo na próxima sexta-feira (4), quando recebe o Linense, às 20h, no estádio Barão da Serra Negra.

Com Gilson improvisado na lateral direita, Pedrinho na esquerda e André Cunha ao lado de Rafael Rosa no meio-campo, o técnico Evaristo Piza mexeu pela primeira vez na formação inicial desde que assumiu o cargo. Líder e jogando em casa, a Ferroviária controlou a posse de bola no primeiro tempo, mas não conseguiu traduzir o domínio em chances claras de gol. O XV, cauteloso, foi mais perigoso que o adversário nos contra-ataques, quase sempre puxados por Bruninho e mal executados por Washington Tito.

A oportunidade mais importante da Locomotiva antes do intervalo surgiu aos 43min, em lance individual do atacante Kayzer. Com a bola dominada, ele enfileirou três marcadores e concluiu fora do alcance do goleiro Leonardo, mas a bola explodiu na trave. No segundo tempo, o XV voltou com a mesma escalação, enquanto a Ferroviária contou com Danilo Sacramento no lugar de Felipe Ferreira. A pressão do time araraquarense aumentou e Elvis quase abriu o placar aos 7min, mas Leonardo fez excelente defesa.

OPORTUNIDADES

O jogo ficou aberto e as chances pipocavam para os dois lados. Aos 9min, Bruninho ficou frente a frente com Tadeu, tirou do goleiro e bateu para o gol, mas o zagueiro Alisson, em cima da linha, salvou com um carrinho; no minuto seguinte, Danilo Sacramento finalizou de média distância e carimbou o travessão. Aos 12min, André Cunha lançou Bruninho, que entortou o lateral Arthur e cruzou na medida para o zagueiro Lucas Cunha calar o público na Arena da Fonte: 1×0.

Com o gol, o XV teve mais espaço para contra-atacar. Evaristo Piza fez as três substituições que tinha direito: saíram André Cunha, Washington Tito e Rafael Gomes; entraram Léo Carvalho, Maykon Aquino e o volante Felipe Merlo. Na base do desespero, a Ferroviária rondou a área, porém, foi incapaz de furar o bloqueio alvinegro. O XV continua sendo a pedra no sapado da Ferrinha.

FICHA TÉCNICA

Associação Ferroviária de Esportes

0   FERROVIÁRIA

Tadeu; Alisson, Luan, Raniele e Arthur; Ikaro, Elton (Igor), Felipe Ferreira (Danilo Sacramento) e Elvis; Léo Castro e Kayzer (Jorge Eduardo). Técnico: PC de Oliveira

Esporte Clube XV de Piracicaba

1   XV DE PIRACICABA

Leonardo; Gilson, Lucas Cunha, Marcão e Pedrinho; Bruno Formigoni, Rafael Rosa e André Cunha (Felipe Merlo); Washington Tito (Léo Carvalho), Bruninho e Rafael Gomes (Maykon Aquino). Técnico: Evaristo Piza

Gol: Lucas Cunha (XV) aos 12min/2ºT | Árbitro: Edson Alves da Silva | Cartões amarelos: Léo Castro (FER); Rafael Gomes (XV) | Público: não divulgado | Renda: não divulgada

Início