Futebol

Xandão: dúvidas para escalar time da estreia

XV rescinde com mais 3 jogadores; time enfrenta Penapolense segunda-feira

Léo Carvalho, meia do XV de Piracicaba
Léo Carvalho pode ser utilizado como lateral ou meia-armador (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O primeiro semestre lutando contra o rebaixamento no Campeonato Paulista da Série A2 e com a eliminação precoce no Brasileiro da Série D, é parte do passado. Agora, o XV de Piracicaba volta a disputar a Copa Paulista. Nesta segunda-feira (3), o Nhô Quim encara o Penapolense, às 20h, no Barão da Serra Negra, em partida válida pela primeira rodada da competição estadual. Ainda em processo de reformulação, o Alvinegro segue indefinido para sequência do torneio.

“A eliminação precoce (Série D) pegou tanto eu quanto a diretoria de surpresa. Infelizmente, hoje a realidade do clube é essa e temos que viver isso. Eu, dentro do clube, estou preparado para qualquer desafio que vier. Conversei com a diretoria que esse desafio seria para o primeiro jogo, já que depois temos praticamente 12 dias de folga na Copa Paulista. O combinado foi sentar e definir o futuro”, disse Xandão, treinador do XV de Piracicaba, em entrevista coletiva.

RELACIONADOS

Para o início da Copa Paulista, o XV inscreveu 20 jogadores, porém, nem todos estão aptos para os primeiros jogos. O volante Fraga ainda se recupera de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito e segue sem previsão de volta. O meia Alisson Costa não disputa uma partida oficial desde o dia 2 de julho de 2016, quando fez sua estreia pelo clube e acabou lesionando o joelho, sendo necessária a intervenção cirúrgica. Fisicamente abaixo do restante do grupo, Alisson Costa não deve iniciar a partida. Com poucas opções para montar o time titular, o técnico Xandão deve aproveitar os treinamentos do fim de semana para definir a equipe.

“A experiência será levada em consideração, mas, como já falei para os meninos, eu não tenho medo de colocar garoto para jogar. Eu disse a eles que vai jogar quem estiver melhor, independente de ser profissional ou da base”, disse. A principal dúvida é onde escalar Léo Carvalho: com o jogador na lateral-esquerda, Rafael Rosa poderia ganhar uma oportunidade no meio-campo; com Léo Carvalho em sua posição de origem, Rubens deverá entrar na lateral esquerda. O XV de Piracicaba deve entrar em campo com Mateus Pasinato; Crystian, Lucas Cunha, Pablo Rocha e Rubens (Léo Carvalho); Gilson, Bruno Formigoni e Léo Carvalho (Rafael Rosa); Bruninho, Washington Tito e Rafael Gomes.

RESCISÃO

O XV de Piracicaba confirmou a rescisão de contrato de mais três jogadores que fizeram parte do elenco campeão da Copa Paulista de 2016: o lateral-direito Zé Mateus, o volante Maranhão e o atacante Celsinho. Criado na base do clube, Celsinho deixa o Nhô Quim após ter sido pouco aproveitado na temporada. O volante Maranhão segue analisando propostas do futebol do Leste Europeu, enquanto Zé Mateus negocia com o Joinville-SC. Na rescisão, houve um acordo para que o XV ficasse por parte dos direitos econômicos do lateral.

Início