+ Esportes

Vôlei e futsal completam ‘campanha perfeita’

Apiv e XV/Rezende conquistam título nos Jogos Regionais, em Lençóis Paulista

Apiv - Voleibol Masculino
Com a vitória, o vôlei masculino garantiu o ouro sem perder nenhum set (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Após faturar o ouro no basquete masculino, o esporte de Piracicaba comemorou mais três títulos nesta sexta-feira (28), em Lençóis Paulista, cidade que recebe a 61ª edição dos Jogos Regionais. A primeira notícia positiva do dia veio com a equipe de malha, que derrotou Pirassununga na decisão pelo placar de 178×162 e garantiu a taça. O evento termina neste domingo (30) e, em 2017, não terá o campeão geral por determinação da SELJ (Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude).

No futsal, o time feminino do XV de Piracicaba/Rezende/Selam não tomou conhecimento da representação de Agudos e conseguiu um resultado improvável para uma decisão de campeonato: 14×0. O resultado, que classificou o Nhô Quim para a primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior, foi construído com gols de Lyandra (4), Tamires (4), Larissa (3), Daia, Bruna e Lorrany. A campanha do elenco comandado pelo técnico Aílton Vieira foi perfeita: quatro jogos, quatro vitórias, 40 gols marcados e nenhum sofrido. No futsal masculino, Piracicaba passou longe da briga pelo título. O time foi eliminado nas quartas de final com uma goleada imposta por Porto Ferreira, 7×1.

No vôlei, a Apiv (Associação Piracicabana de Voleibol) conquistou o título do torneio masculino dos Jogos Regionais. O time piracicabano venceu a decisão contra a equipe de Barra Bonita pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 27/25, 25/15 e 25/18, e encerrou a campanha sem perder um set sequer. A equipe feminina, liderada pelo técnico Zeca dos Santos, volta a entrar em quadra neste sábado (29), quando enfrenta o vencedor do duelo entre Lençóis Paulista e Lins pelas semifinais da competição.

XV de Piracicaba 2x2 Osasco Audax - Futebol Feminino

O futebol feminino segue invicto e sem sofrer gols nos Jogos Regionais (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba segue firme na busca pelo título no futebol feminino após golear, nesta sexta-feira, a representação de Lençóis Paulista pelo placar de 6×0, com gols de Paulinha (2), Valéria (2), Glenda e Patrícia. Foi a terceira vitória do time dirigido pelo técnico Leandro Silva, que volta a campo neste sábado (29) para realizar o último jogo da competição. O adversário será Bauru, em confronto direto pelo título. No futebol feminino, o sistema de disputas se dá pelos pontos corridos.

A sexta-feira também marcou a última prova de ciclismo do evento: a resistência. Cerca de 50 atletas participaram da competição, disputada em percursos que totalizaram 78 quilômetros para o masculino e 39 quilômetros para as mulheres. No feminino, a Green Piracicaba faturou o primeiro lugar com o tempo de 56min30s. Em segundo lugar ficou São Carlos, seguido pela equipe de Jau. Entre os homens, a cidade vencedora foi Bauru, com um tempo de 2h7min. Na sequência, chegaram Piracicaba e Barra Bonita, respectivamente.

FINANÇAS

A verba da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) destinada ao esporte local está emperrada desde o início do ano, quando entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014). A legislação indica que o repasse de verbas para as associações esportivas poderá ser efetivado após o chamamento público, fórmula de seleção da melhor proposta obrigatória para a celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos.

O prazo mínimo para recebimento de propostas é de 30 dias. O repasse acontece apenas depois que as entidades tenham se adequado às regras. Geralmente feito entre fevereiro e março, mês em que tem início as competições esportivas, o repasse em Piracicaba deverá acontecer apenas em novembro. A maioria das entidades locais depende do convênio com a Selam para pagar os esportistas. Assim, os atletas, dirigentes e treinadores que defendem Piracicaba em Lençóis Paulista estão desde o início de 2017 sem ‘salários’.

Início