Opinião

Vencemos o treino, mas teremos time para o jogo?

Assisti na última segunda-feira o jogo-treino do XV de Piracicaba contra o Independente e gostei de algumas coisas que vi. Com relação aos jogadores contratados, vale destacar que ainda é muito cedo para dizer quem pode ou não fazer parte do elenco da Série A2 no ano que vem. Quando o assunto é Copa Paulista, percebi que o time está bem treinado, agrupado em campo, os jogadores de meio chegam ao ataque para receber a bola e chutar ao gol, além de mostrar variações táticas no decorrer do jogo. Neste aspecto, o destaque é para o treinador, que é o encarregado de passar isso aos atletas.

Claro que sempre vamos querer o melhor, independente das limitações do elenco. Vencer sempre é bom, dá moral aos jogadores e mais tranquilidade para trabalhar durante a semana. Apesar de ver apenas um jogo, senti falta de um meia-armador. Dos jogadores contratados, três me chamaram a atenção. O lateral-esquerdo Samuel e o meia Romarinho, que sempre apareceram para o jogo, e o atacante Rodolfo pelo poder de finalização, pois teve duas oportunidades e marcou os gols.

Restando pouco tempo para a estreia, a pergunta que não quer calar é: “Teremos 18 atletas relacionados para o primeiro jogo?” As lesões voltam a aparecer. Alguns dizem que o XV só contrata jogador ‘bichado’. Eu me nego a acreditar nisso, pois são feitos exames antes de os atletas entrarem em campo. É um esporte de contato e que exige muito da musculatura, mas tantos problemas próximos da estreia preocupam. Clayton, Nando e Pedro Balu, com dores musculares, aguardam resultados de exames para saber se há lesão. Cléber, com entorse no tornozelo, está em tratamento. Celsinho está recuperado de pancada no tornozelo e voltou a treinar nesta quarta-feira.

Já Rodrigo treina fisicamente, mas ainda não está 100%. Gilsinho ainda deve demorar um mês para retornar aos gramados. Sete jogadores são da base, mas apenas de três a cinco devem ser inscritos. Isso sem contar os atletas que chegaram com a preparação do time em andamento. Será que estarão em condições de aguentar os 90 minutos de jogo? Só espero que não haja nenhum problema com contratos, pois as inscrições para a primeira rodada terminam nesta sexta-feira.

Que comece logo o segundo semestre, pois o primeiro só trouxe sofrimento para os amantes do XV de Piracicaba.

Marcelo Sá é radialista e jornalista na rádio Jovem Pan News Piracicaba

Início