Corpo & Mente

Todo mundo precisa de whey?

Whey Protein

Um dos suplementos mais utilizados por atletas e frequentadores de academias do mundo todo, o Whey Protein pode oferecer muitos benefícios à saúde. Parece que ninguém mais duvida da proteína do soro do leite; o Whey se tornou um dos suplementes difundidos em todo o mundo, seja na área esportiva ou nutrição geral. Anualmente, bilhões de reais são investidos em contratação de atletas e garotos-propaganda, divulgações, novas fórmulas, propagandas e tecnologias. Mas, será que não estamos alienados diante de tanta informação e gastando sem necessidade? Será que todo mundo precisa de Whey?

O Whey é a proteína isolada do soro do leite e tem um valor biológico excelente. Quase 100% do que é ingerido, é absorvido pelo nosso corpo. Uma dose, geralmente, possui entre 24g a 30g de proteína. É dividido em três classes: Isolado (concentração muito grande de proteína, cerca de 90% da composição do suplemento, e a proteína do soro do leite é isolada e são retirados as gorduras e carboidratos); Concentrado (até 89% da composição é proteína e o restante é formado por carboidratos e gorduras, extraídos do soro do leite); e Hidrolisado (além de passar por filtragens, ainda possui as proteínas parcial ou completamente hidrolisadas, resultando em tri ou di-peptídeos ou aminoácidos livres, o que faz com que a absorção aconteça mais rapidamente).

O que pouca gente ousa falar é que o Whey Protein é facilmente substituível através da alimentação

Porém, você já parou para pensar como isso é facilmente substituível por alimentos? Por exemplo: três claras de ovo e mais dois ovos têm 21g, e meia lata de atum 17,5g. Apenas esse exemplo lhe daria 38,5g de proteínas e mais uma infinidade de micronutrientes essenciais e com ótimo valor biológico. Vários estudos médicos demonstram que muito mais que o suplemento usado, o ambiente proporcionado ao corpo, sua dieta, seu sono, o treino e seus métodos, além dos fatores relacionados a genética e fenótipo do indivíduo, determinaram mais fortemente o ganho muscular.

O que pouca gente ousa falar é que o Whey Protein é facilmente substituível através da alimentação. E pode-se manter assim um aporte proteico de qualidade e o melhor: agregando ainda mais valor à dieta por conta dos micronutrientes. Porém, o Whey é uma ótima fonte proteica e de altíssimo valor biológico. Apesar de toda sua funcionalidade e de ter resultado efetivos, ele está longe de ser um suplemento milagroso, mas traz benefícios como auxílio no ganho de massa muscular, alimento de rápida absorção, aceleração de metabolismo, ajuda na saciedade, melhora sistema imunológico, não altera níveis de colesterol e pode ser usado em qualquer idade.

FLEXIBILIDADE

O nosso Whey Protein de todo dia é uma ótima fonte de proteína e um ótimo suplemento, e suplementos devem ser utilizados para suplementar, repor, complementar algo que falta em nossa dieta diária. A menos que você goste da praticidade dele, ele é sim, substituível – isso se a quantidade de proteínas que você precisa já não esteja em sua alimentação. Apesar de ter virado moda entre os ‘marombeiros de plantão’, Whey Protein pode auxiliar praticantes de atividades físicas de qualquer idade, ou ainda como meio de reposição em situações extremas de perda proteica na senilidade. Como todo bom tempero, perfume ou veneno, Whey Protein tem dose e indicação corretas.

Carlos Ribeiro é médico e colunista do portal LÍDER

Início