Basquete

Time sub-19 seleciona 11 jogadores em ‘peneira’

Atletas escolhidos participam do campeonato paulista masculino da categoria

Baiano, técnico da equipe masculina de basquete do XV de Piracicaba
Baiano elogiou a qualidade dos atletas que participaram da seletiva (Foto: Adilson Zavarize/Piracicaba em Festa)

Após três dias de testes, 11 atletas foram selecionados pela comissão técnica do XV de Piracicaba para fazer parte do elenco masculino sub-19 em 2016. O anúncio foi feito quarta-feira (27), em comunicado oficial divulgado pela assessoria de imprensa da associação. Seis dos novos jogadores são nascidos em Piracicaba: Ramon Rocha, Kennedy Viana, Hércules Barbosa, Felipe Rensi, Matheus Andreoni e Henrique Pires. Entre os outros cinco escolhidos, três são de Sorocaba (Lucas Hebling, Felipe Lima e Leonardo Gomes), um de Lençóis Paulista (Alexandre Ferreira) e um de Mogi das Cruzes (Nicolas Rios).

Seis dos 11 atletas que foram selecionados nos testes nasceram em Piracicaba

Todos os jogadores recém-chegados serão inscritos no Campeonato Paulista Sub-19. A equipe inicia a fase de treinamento no dia 15 de fevereiro. O torneio estadual da categoria está previsto para começar no dia 27 do mesmo mês – a FPB (Federação Paulista de Basquete), porém, ainda não confirmou oficialmente a tabela da competição. “Ficamos felizes com a grande procura (pela seletiva), o que confirma mais uma vez a credibilidade da marca XV de Piracicaba no cenário esportivo”, disse Baiano.

De acordo com o treinador, o número de participantes e a qualidade apresentada durante a ‘peneira’ foram surpreendentes – mais de 100 jogadores se apresentaram. “Fiquei surpreso com o nível, foi bastante aceitável. Avaliamos a batida de bola, finalização, bandeja, postura na marcação… O resto nós temos que lapidar, são garotos novos ainda. Mas não me surpreendeu apenas a quantidade, mas de onde vieram os meninos. Tem gente de Catanduva, de Blumenau (SC)”, afirmou Baiano.

DEFINIÇÃO

O time adulto do XV de Piracicaba já sabe qual competição vai disputar no primeiro semestre de 2016: a elite do Campeonato Paulista. A vaga foi conquistada após o título da divisão de acesso no ano passado. A competição tem início em abril, mas o calendário deve ser divulgado apenas em fevereiro pela FPB (Federação Paulista de Basquete). “Vamos buscar reforços e o elenco que estava conosco em 2015 permanece. A seletiva sub-19 é para que os atletas vivenciem o trabalho com base, o juvenil. Futuramente, eles podem suprir uma eventual saída no time adulto. A base sólida contribui com isso, trazer jogadores de fora toda vez fica muito difícil”, completou Baiano.

Início