Corpo & Mente

Sobre os suplementos

Coluna Evandro Delamuta - Suplementos

Suplementos alimentares, como o próprio nome diz, servem para suprir o que muitas vezes não conseguimos obter apenas com as refeições diárias. Essas substancias que melhoram as respostas fisiológicas ao treinamento podem ser classificadas como ergogênicos nutricionais diretos e indiretos. Os ergogênicos diretos são os utilizados para melhorar o desempenho durante o exercício físico; ergogênicos indiretos são utilizados para promover proteção contra lesões, recuperação muscular, melhora do perfil anabólico e catabólico do corpo, e são classificados em cinco subcategorias:

Repositores Hidreletrolíticos: utilizados quando se pratica uma atividade de longa duração, normalmente acima de uma hora, onde temos uma redução no peso corporal devido à desidratação; Repositores Energéticos: são constituídos por carboidratos, podendo conter algumas vitaminas e minerais, mas pelo menos 90% da constituição é de carboidratos; Alimentos Proteicos: suplemento cujo maior composto é a proteína, podendo ser a proteína do leite, da carne e do arroz.

Sou extremamente a favor do uso de suplementos, desde que venha acompanhado de uma boa alimentação

Alimentos Compensadores: conhecido como hipercalóricos, os alimentos compensadores são compostos por carboidratos, proteínas e gordura; Aminoácidos de Cadeia Ramificada: compostos por três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina (aminoácidos que o organismo não é capaz de produzir), ajudam a reparação tecidual, diminuem o grau de lesão muscular e fadiga central.

Sou extremamente a favor do uso de suplementos, desde que venha acompanhado de uma boa alimentação, pois não há dúvidas quanto aos benefícios gerados, seja para o ganho de massa magra, melhorar o desempenho nos esportes, emagrecimento e tratamento médico. Independente do seu objetivo, ele deve ser prescrito por um profissional da saúde.

Evandro Delamuta é personal trainer e colunista do portal LÍDER

Início