Opinião

Só a vitória interessa

Mesmo com todos os erros e tropeços cometidos pelo XV de Piracicaba na Série A2, o Alvinegro chega à última rodada do Campeonato Paulista dependendo apenas de seu resultado para não ser rebaixado. O que o time vem apresentando em campo não é suficiente para escapar da degola. A força extra terá que vir da arquibancada. Somente com o mesmo apoio que a torcida deu em Mogi Mirim, em 2012, o XV poderá reverter a situação.

Os corneteiros também são bem-vindos, mas, por favor, vamos apoiar antes e durante o jogo. Afinal, é melhor criticar na A2 do que na A3. O atual time não merece apoio, mas precisa muito dele e não vai sair dessa sozinho. Até aquele jogador que sobra, quando você escolhe dois times, um com e outro sem camisa, precisa ser aplaudido. É hora de unir forças para escapar da Série A3. Alguns jogadores foram muito criticados no início do campeonato e deram a resposta em campo. Subiram de produção.

O exemplo deveria ser seguido por todos. Não adianta ficar de ‘biquinho’ porque é criticado. Humildade. Reconhecer o erro e procurar melhorar. Cara de mau tem que ser feita para o adversário. Quer ser elogiado? Basta demonstrar em campo que é merecedor. A pressão no domingo não é só para o XV. A Portuguesa também precisa do resultado (empate) para não depender de ninguém. Joga fora de casa e tem que superar os desfalques. Se não bastasse, o fantasma dos últimos rebaixamentos ainda assombra a equipe.

O XV precisa vencer, mesmo que seja com um gol contra ou sem querer. Ninguém quer voltar a viver o inferno da Série A3. Os últimos treinamentos preparatórios para o jogo serão com portões fechados. Neste momento, eu até acho válido. Por tudo que disse e fez desde sua chegada, para mim fica claro que a intenção de Vica não é esconder o time, e sim ter um pouco de privacidade para o jogo decisivo, poder trabalhar uma jogada ensaiada, falar em tom mais forte com alguns jogadores.

Domingo é dia de testar o coração de todos que amam o clube. Na segunda-feira, é dia de faxina no elenco e marcar cardiologista. Pontaria e boa sorte XV!

Marcelo Sá é radialista e jornalista na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Início