Taekwondo

Semana resgata valores morais da arte marcial

Prática foi encerrada nesta sexta-feira (31) e reuniu cerca de 200 participantes

Semana da Humildade - Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon
A Semana da Humildade reuniu cerca de 200 participantes (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Na busca pelos valores morais do taekwondo, o Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon encerrou nesta sexta-feira (31) a primeira Semana da Humildade, atividade que teve como objetivo resgatar os princípios morais da arte marcial, por vezes deixada de lado em detrimento do esporte olímpico. Desde a última segunda-feira (27), alunos e professores usam a faixa branca para treinar, em homenagem aos cinco pilares da arte: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.

“Durante a semana, praticamos apenas golpes da faixa branca, que são ensinados aos iniciantes, mas também são pilares para desenvolver outros golpes mais complexos. No final dos treinos,  dedicamos uma parte para o diálogo com os praticantes no intuito de fortalecer a ideia de que o taekwondo é muito mais do que uma luta, assim como o conceito de que o faixa preta não deve ser somente um colecionador de medalhas como o esporte pede”, afirmou o mestre Frederico Mitooka.

PARTICIPANTES

Realizada pela primeira vez neste ano, a Semana da Humildade reuniu aproximadamente 200 participantes entre o Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon e alunos do Projeto Em Busca de Campeões, programa que acontece em parceria com o Espaço Pipa e conta com patrocínio da Oji Papeis. “O projeto consiste em oferecer a oportunidade de fazer algo diferente para quem nunca teve uma segunda opção na vida. É uma luta que motiva muito, apesar de saber que haverá mais derrotas do que vitórias”, disse Mitooka.

De acordo com a professora Leidiane Aguilar, a atividade serviu também para relembrar os princípios da arte marcial para as crianças. No Dojan Nippon, o trabalho é iniciado com meninos e meninas a partir de 3 anos de idade. “Nós abordamos os temas de forma um pouco mais simplificada: nunca desistir, evoluir sempre tendo como base o respeito. Foi uma semana bastante válida, que ficou marcante e se tornou especial principalmente para crianças. Taekwondo não é só chutar, existem os princípios marciais”, completou.

Início