Opinião

Semana de correção

Em seu último jogo-treino de preparação para o Campeonato Paulista, no empate por 0x0 com a Caldense-MG, o XV de Piracicaba teve dois momentos totalmente distintos. A equipe iniciou com maior posse de bola, qualidade nos passes e facilidade para avançar pelos lados, onde apresentava boas tabelas entre os laterais e os pontas. No entanto, após a primeira parada para hidratação, o rendimento da equipe desmoronou. O Nhô Quim passou a errar muitos toques e mostrou dificuldade para se sobressair nas jogadas aéreas defensivas.

Na arquibancada do Barão, a esperança virou decepção. A mesma torcida que aplaudia a cada lance de perigo, em questão de minutos, começou a se revoltar com as falhas e a falta de criatividade do Alvinegro, principalmente pelo meio. Coincidentemente ou não, essa queda de desempenho também aconteceu logo depois da contusão de Gerson Magrão, que saiu do gramado um pouco antes da pausa para os jogadores tomarem água. Mas, de qualquer forma, o setor de armação não pode depender apenas de um jogador.

Em contrapartida, houve uma evolução tática. O time atuou de maneira definida, no esquema 4-1-4-1, com as linhas bem estruturadas, e deu poucos espaços para o adversário. Porém, na parte técnica, os atletas deixaram a desejar; e foi isso que surpreendeu e desagradou tanto a torcida como o treinador Claudinho Batista. O otimismo geral por uma boa campanha no Paulistão se dava, principalmente, pelo nível do elenco formado para o torneio, que está entre os melhores do interior.

A estreia será já no próximo domingo (31), diante do atual campeão brasileiro, o Corinthians. Apesar de ter perdido cinco titulares, o clube de Itaquera merece toda a atenção do XV, que precisa corrigir urgentemente sua deficiência nas jogadas aéreas defensivas. A bola parada é uma das principais armas do rival paulistano e pode ser fatal se o XV não consertar esse problema. Resumindo: Claudinho Batista terá bastante trabalho nesta semana para não se “entristecer” novamente.

Rodrigo Alonso é jornalista e cronista esportivo

Início