+ Esportes

Sem receber, atletas conquistam 17 títulos

Piracicaba mostra força nos Jogos Regionais; verba continua emperrada

Brenda, jogadora do XV de Piracicaba - Basquete Feminino
Brenda foi peça importante da conquista da equipe feminina de basquete (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Formada por 446 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes, Piracicaba encerrou a 61ª edição dos Jogos Regionais, disputados em Lençóis Paulista, com 17 títulos conquistados entre esportes coletivos e individuais. A competição terminou no último domingo (30) e contou com a participação de 39 municípios e cerca de 4.000 atletas da 3ª Região Esportiva do Estado. No último fim de semana do evento, Piracicaba conquistou três títulos. No basquete feminino, o XV venceu Bauru por 55×37. No futebol feminino, o time piracicabano fez 8×0 contra o mesmo adversário.

O atletismo masculino também garantiu o primeiro lugar do pódio, enquanto as equipes femininas da Associação Desportiva 15 Piracicaba e da Apiv/Unimep/Selam ficaram com o vice-campeonato no handebol e no voleibol, respectivamente. Em nota, o secretário de Esportes, Pedro Mello, destacou o “empenho e dedicação” da delegação que defendeu Piracicaba nos Jogos Regionais. “Parabenizo a todos que estiveram brilhantemente representando nosso município. Com muita garra e determinação, conseguiram a superação”, disse.

De acordo com o novo regulamento da SELJ (Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude), a edição deste ano dos Jogos Regionais não teve  campeão geral, servindo apenas para definir os dois municípios classificados para os Jogos Abertos do Interior em cada modalidade. O evento, provavelmente, será realizado no mês de outubro, mas ainda não tem local definido. Os campeões de cada categoria disputarão a primeira divisão, enquanto os vices participam da segunda divisão. Confira o desempenho de Piracicaba nos Jogos Regionais:

CAMPEÕES

Atletismo Masculino
Basquete Feminino
Basquete Masculino
Biribol
Capoeira Feminino
Capoeira Masculino
Futsal Feminino (sub-21)
Futebol Feminino
Ginástica Artística Masculina (sub-21)
Karatê Feminino
Karatê Masculino
Malha
Taekwondo Feminino
Tênis Masculino (sub-21)
Tênis de Mesa Masculino (sub-21)
Voleibol Masculino (sub-21)
Vôlei de Praia Feminino

VICE CAMPEÕES

Handebol Feminino
Ginástica Rítmica (sub-14)
Natação Feminino
Natação Masculino
Taekwondo Masculino
Tênis de Mesa Feminino (sub-21)
Voleibol Feminino

Joice, jogadora de handebol feminino da equipe ADH 15 Piracicaba

Joice fez parte da campanha do vice-campeonato no handebol feminino (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

As equipes de atletismo feminino, ginástica artística feminino, handebol masculino, judô feminino e xadrez masculino ficaram em terceiro lugar; o atletismo feminino ACD, ciclismo feminino, ciclismo masculino, damas e xadrez feminino encerram a participação com a quarta posição; a bocha ficou no quinto posto; o futsal masculino sub-21 foi sétimo colocado; atletismo masculino ACD, futebol masculino sub-20 e judô terminaram os Jogos Regionais de Lençóis Paulista com a oitava colocação.

FINANÇAS

A verba da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) destinada ao esporte local está emperrada desde o início do ano, quando entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014). A legislação indica que o repasse de verbas para as associações esportivas poderá ser efetivado após o chamamento público, fórmula de seleção da melhor proposta obrigatória para a celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos.

O prazo mínimo para recebimento de propostas é de 30 dias. O repasse acontece apenas depois que as entidades tenham se adequado às regras. Geralmente feito entre fevereiro e março, mês em que tem início as competições esportivas, o repasse em Piracicaba deverá acontecer apenas em novembro. A maioria das entidades locais depende do convênio com a Selam para pagar os esportistas. Assim, os atletas, dirigentes e treinadores que defenderam Piracicaba em Lençóis Paulista estão desde o início de 2017 sem ‘salários’.

Início