Opinião

Se não der liga…

Contagem regressiva para início da quinta participação consecutiva (algo raro pós-década de 1990) do nosso querido XV de Piracicaba na elite do futebol paulista. E sempre que a competição começa, existe uma enorme expectativa para que os objetivos traçados sejam conquistados – a meu ver, primeiro não ser rebaixado e, posteriormente, a tão sonhada vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Planejamento feito e executado, treinador acertado ainda no início do segundo semestre de 2015, jogadores contratados e regularizados com quase 15 dias antes da estreia e, em princípio, sem problemas clínicos e físicos como no passado – exceções feitas a Gerson Magrão e Canavarros, evidentemente. Tudo muito organizado, lindo, maravilhoso e legal… Porém, contudo, entretanto e todavia, se o time não der “liga” – isso mesmo, uma simples palavra de quatro letras – a “coisa” não anda.

O último jogo-treino de preparação, contra a Caldense-MG, mostrou que a equipe ainda requer evolução. Tenho certeza que quando “a bola rolar para valer”, muita coisa vai melhorar. A partir daí, entra o trabalho do treinador. Claudinho Batista é piracicabano, vestiu a camisa zebrada e sabe mais do que nunca da exigência e falta de paciência algumas vezes da torcida, crônica esportiva e até da diretoria. Não ser teimoso e reconhecer quando um esquema tático não está dando certo, por exemplo, já é algo que pode ajudar o técnico.

Em um campeonato onde seis dos 20 participantes serão rebaixados – podemos até tirar os times grandes dessa lista e aí restariam 16 -, o inicio é fundamental. Nas disputas passadas, o XV sempre “patinou” no começo e, felizmente e com competência, reagiu e conseguiu os objetivos. Por isso, nos três primeiros jogos, sendo dois em casa e com adversários diretos, a equipe precisa somar no mínimo seis pontos. Vamos aguardar para ver e apoiar para que tudo dê certo para o nosso Alvinegro.

Leandro Bollis é jornalista, narrador da Rádio 105FM há cinco anos e comentarista do programa Século 21 Esporte na Rede Século 21.

Início