Futebol

Samuel coloca classificação ‘nas mãos de Deus’

Alex Willian deve atuar e Caíque é liberado; ex-goleiro da base vai para seleção

Samuel, lateral-esquerdo do XV de Piracicaba
O lateral Samuel colocou a classificação para a segunda fase 'nas mãos de Deus' (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Em busca da improvável, mas não impossível vaga para o mata-mata, o XV de Piracicaba vive uma semana de esperanças para conquistar a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Precisando vencer o São Paulo-RS, no domingo (25), às 18h, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, o Alvinegro ainda depende de um tropeço do Brusque-SC para conquistar a vaga. O time de Santa Catarina recebe em casa o já classificado Operário-PR.

“É muito frustrante, pois não tem nada melhor do que você caminhar com as próprias pernas. Vamos confiar até o fim, estamos trabalhando forte para chegar contra o São Paulo e conquistar nossa vitória. Está nas mãos de Deus”, disse o lateral-esquerdo Samuel. Para o jogador, as partidas contra Brusque e Operário foram determinantes para o XV se complicar na tabela de classificação. “Em Santa Catarina, saímos perdendo de 2×0, fizemos o gol, tivemos a oportunidade de empatar e até virar. Contra o Operário, em Piracicaba, talvez se segurássemos aquele um pontinho estaríamos em uma situação melhor”, disse o lateral em entrevista coletiva nesta terça-feira (20).

VAI E VEM

Anunciado pelo XV durante a montagem do elenco para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, Alex Willian finalmente poderá ser inscrito. Com a abertura da janela de transferências internacionais nesta terça-feira (20), a documentação do meia deverá ser regularizada e o jogador pode aparecer no time titular contra o São Paulo. “Vamos pensar durante a semana, mas é claro que é um jogador que foi contratado para ser titular, e que a gente deposita muita confiança. Sem dúvida nenhuma, é um grande reforço em uma hora dessas”, disse o técnico Márcio Fernandes

Por outro lado, quem não participa mais das atividades junto ao elenco do XV de Piracicaba é o volante Caíque. O jogador, que chegou ao clube para a disputa do Brasileiro, recebeu uma proposta do Boa Esporte-MG e, como não vinha sendo escalado nos últimos jogos, foi liberado pelo Alvinegro. De acordo com o clube, havia uma cláusula em seu contrato que o dispensaria em caso de ofertas de equipes das séries A e B do cenário nacional, além de clubes do exterior.

SELEÇÃO

Do XV de Piracicaba para o Palmeiras e depois para a seleção brasileira, em menos de 18 meses. Essa é a trajetória do jovem goleiro Mateus Oliveira Mendes, que foi revelado nas categorias de base do Alvinegro, onde trabalhou com o preparador Osvaltir Júnior, o Juninho. Com pouco tempo atuando pelo Nhô Quim, o goleiro despertou o interesse do Palmeiras e acabou negociado com o clube. Assim que completar 16 anos, o atleta poderá assinar seu primeiro contrato profissional com o time da capital paulista. O XV tem direito a parte dos direitos econômicos do jogador, podendo lucrar em uma negociação futura – o percentual, porém, não foi revelado pelo clube.

No último domingo (18), Mateus foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub-15, que disputará o Sul-Americano da categoria. “É uma grande satisfação para mim, mas o mérito é dele, que chegou aonde está com humildade, talento e dedicação. Não imaginava que seria tão rápido, mas sempre confiei no seu potencial e passava essa convicção a ele. Agora estou esperando a minha camisa da seleção”, disse o preparador. “Eu estou muito feliz e grato pela oportunidade. Passou um filme na minha cabeça quando eu soube a notícia; dos tempos de XV, das batalhas diárias, da minha mãe e várias outras coisas”, completou Mateus.

Início