Opinião

Reformulação no elenco, urgente!

Saudação a todos que estão com o coração em ordem e sobreviveram à agonia do jogo contra a Portuguesa, que livrou o XV de Piracicaba do rebaixamento para a Série A3, aos 45 minutos do segundo tempo. De uma vez por todas, ficou claro para quem não via a diferença entre a Série A2 e a Copa Paulista. Sigo com a mesma opinião: era correto manter a base e contratar aproximadamente 14 jogadores. Ao meu ver, foi aí que a diretoria errou. E quando falo sobre erro, incluo todos os envolvidos no processo de montagem do elenco – gestor de futebol, treinador, diretoria de futebol e presidente têm sua parcela de culpa. É injusto jogar a responsabilidade para apenas uma pessoa.

O Alvinegro contratou pouco porque se iludiu com um time que foi campeão de uma competição utilizada como laboratório pela maioria das equipes. Poucos reforços se firmaram como titulares, mas, das contratações, acho que houve mais acertos do que erros. Houve muita demora para preencher as vagas restantes do elenco, o que resultou em inscrever atletas da base. Quando houve troca de comando técnico, acertadamente, pois era preciso mexer com o elenco, a diretoria buscou o substituto por uma semana. O XV foi bem em Rio Claro e os jogadores pediram para a diretoria efetivar o Ronaldo Guiaro, treinador do sub-20. Os resultados não apareceram. Mais uma troca no comando e coube ao Vica, o mais experiente no cargo de treinador, livrar o time do rebaixamento.

Muitos dizem que o XV quase caiu porque a diretoria é incompetente. Desculpa, mas eu não concordo, pois é a mesma diretoria que foi campeã da Copa Paulista. Acho que existiram erros que precisam ser corrigidos. O elenco precisa ser reformulado. Façam um quadro grande do time campeão da Copa Paulista, coloquem no Hall do XV, na entrada do estádio, para que eles sempre sejam lembrados, agradeçam e peçam para alguns passarem no RH. Vida que segue e muito sucesso a todos.

O objetivo é subir para a série C do brasileiro. O nome de Márcio Fernandes como novo treinador do Alvinegro me agradou, mas não quer dizer que vai dar certo. Faz parte do futebol. Com a chegada de bons jogadores, uns oito titulares e pelo menos oito boas opções de banco, é possível sonhar com o acesso. Por mais que pareça loucura, analisando friamente, acredito que do atual elenco de dez a 12 jogadores podem compor o grupo que disputará a Série D.

Marcelo Sá é radialista e jornalista na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Início