Corpo & Mente

Priorizando o trabalho de membros superiores

Corpo & Mente - Trabalho de Membros Superiores (Evandro Delamuta)

O que podemos observar ao longo dos anos nas academias são homens que treinam muito os membros superiores e pouco os membros inferiores, o famoso ‘cone’. Vemos ainda mulheres que não gostam ou não treinam membros superiores, apenas inferiores. Isso é errado? Não. Desde que o mínimo seja feito para que você tenha uma musculatura forte para proteger as articulações. Priorizar um seguimento muscular é fator estético; ser ‘cone’ é questão de escolha.

O que costumo ouvir muito dos homens é que ‘ter pernas finas é questão de genética’. Concordo, porém, o biótipo da pessoa é ser magra como um todo, e não apenas nos membros inferiores. Se você se enquadra hoje no grupo dos ‘cones’, observe seu treino: ele terá um volume de membros superiores maior que o de inferiores. Já as mulheres dizem que não podem treinar membros superiores, pois tem a facilidade de desenvolver essa musculatura, mas isso não é verdade; a verdade é que a maioria das mulheres não gostam de ter a musculatura dos membros superiores desenvolvida.

ESTÉTICA

Vamos deixar de desculpas e encarar a realidade. Priorizar o trabalho da musculatura de membros superiores é possível, mas esteticamente você parecerá um cone. Como eu disse, isso é estético. Então, se você é feliz assim, não tem nada errado. Lembre-se, contudo, que você deve fortalecer os membros inferiores. Meninas: priorizar o trabalho de membros inferiores também não é errado, mas lembre-se que o trabalho de membros superiores deve ser feito, pois você precisa fortalecer a musculatura para melhorar a postura e para proteger suas articulações e tendões, isso sem que você tenha um aumento significativo deste grupamento muscular. Como? Basta procurar a ajuda de um profissional qualificado.

Evandro Delamuta é personal trainer e colunista do portal LÍDER

Início