Ginástica Artística

Preparado, Diogo Soares aguarda calendário

Revelação piracicabana espera definição das competições que vai disputar

Diogo Brajão Soares, atleta da equipe de ginástica artística de Piracicaba
Diogo Soares, em treino realizado no início deste ano na academia Pira Olímpica (Foto: Líder Esportes)

Apesar de ainda não ter calendário definido para a temporada 2017, o ginasta piracicabano Diogo Soares está preparado para competir. Campeão sul-americano infantil e juvenil de ginástica artística, em 2016, quando a competição foi disputada em Cochabamba, na Bolívia, o atleta continua sendo o principal nome da ginástica artística piracicabana. “Nós estamos tentando deixar ele preparado, caso alguma competição seja confirmada em cima da hora. O trabalho está sendo feito com muita seriedade”, afirmou o técnico Daniel Biscalchin.

Responsável pelo crescimento do atleta, Biscalchin elogiou o retrospecto do pupilo em 2016.  De olho na possibilidade aberta pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), que estuda quais atletas participarão da seletiva para os Jogos Sul-Americanos Juvenis, em outubro, no Chile, o treinador diz que não há tempo a perder. “O ano passado foi o primeiro do Diogo na categoria juvenil e conseguimos bons resultado. A margem de progressão dele é muito grande. Estou tentando deixar uma série básica pronta e, ao mesmo tempo, treinando novos elementos para colocar na série também”, disse.

Além do título continental, a última temporada serviu para Diogo aumentar a coleção de troféus. Depois de abrir 2016 com o vice-campeonato paulista geral, o ginasta piracicabano se sagrou campeão brasileiro juvenil. Representando a cidade nos Jogos Abertos do Interior, Diogo se juntou a Eduardo Leite, Felipe Augusto e Gabriel Cerqueira para conquistar o título em São Bernardo do Campo. No ABC, o ginasta trouxe para casa oito medalhas de ouro. Além de campeão por equipe e individual geral, Diogo venceu nos seis aparelhos – argolas, barra, cavalo, paralelas, salto e solo. Para completar a façanha, o atleta ainda faturou o Campeonato Brasileiro Infantil.

Início