Futebol

Piza vê grupo ‘inteligente e comprometido’

Treinador elogia postura dos jogadores na vitória contra a Ferroviária

Evaristo Piza, treinador do XV de Piracicaba
Evaristo Piza elogiou o comprometimento do grupo em Araraquara (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

As apresentações ruins no primeiro tempo das partidas contra Noroeste, Mirassol e Velo Clube mostraram ao técnico Evaristo Piza que era preciso mexer no time titular do XV de Piracicaba. A semana cheia para preparar a equipe para o duelo contra a Ferroviária permitiu ao treinador fazer os ajustes necessários para tentar quebrar a sequência de vitórias da Locomotiva, que mantinha 100% de aproveitamento na Copa Paulista. As mudanças surtiram efeito. Além de apresentar um bom futebol, o Alvinegro conquistou a primeira vitória fora de casa.

“Eles (jogadores) estão de parabéns, pois não adianta a gente colocar ideias e trabalhar durante a semana, se nos 90 minutos não as executarmos. Nossa proposta era de marcar forte em uma linha baixa e sair em busca do gol. No primeiro tempo, tivemos um balanço defensivo que incomodou o adversário, mas nossa bola de saída não estava encaixando. Passei isso para eles no intervalo, que precisávamos continuar com o compromisso defensivo sem a bola, de fechar as linhas e marcar forte, e com a bola ter volume ofensivo. Eles foram inteligentes, o mérito é deles. Ainda temos que ressaltar a disposição e o espírito de luta do grupo”, disse Piza.

O XV de Piracicaba volta a campo na próxima sexta-feira (4), às 20h, para encarar o Linense no Barão da Serra Negra. Devido ao terceiro cartão amarelo recebido ante a Ferroviária, o atacante Rafael Gomes terá que cumprir suspensão automática e desfalca o Nhô Quim. “Hoje, eu tenho o Maykon Aquino para fazer a reposição direta. A outra opção é jogar sem a referência e usar velocistas por dentro, pois o Tito e o Bruninho fazem bem isso. Ficaríamos sem o pivô, mas ganharíamos em movimentação e velocidade. Vou analisar como joga o Linense e o que é melhor para a gente dentro de casa”, disse Evaristo Piza.

APRESENTAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (31), o XV de Piracicaba realizou na sala de imprensa do estádio Barão da Serra Negra a apresentação oficial do volante Felipe Merlo (22 anos) e do meia Ícaro (20). Com passagens por Guarani, Barretos, Penapolense e Desportivo Brasil, o volante, que estreou em Araraquara, disse que recusou propostas para acertar com o Alvinegro. “Tive outras oportunidades, outros lugares para ir, mas dei preferência a Piracicaba e ao XV, porque é um clube que tem camisa, títulos, e isso pesou na minha decisão”, afirmou Merlo.

No primeiro contato com a imprensa, o meia seguiu a mesma linha de raciocínio do companheiro. “Quando recebi o convite para vir para o XV, eu não pensei duas vezes. Todo mundo falou bem da estrutura, da camisa que o clube tem, da torcida que é muito grande. Vim para somar, vou dar meu máximo, estou trabalhando para conquistar meu espaço e poder ajudar a equipe”, disse Ícaro, que já trabalhou com o técnico Evaristo Piza no Mirassol.

Início