Tiro com Arco

Piracicabanos ficam no top 10 da América do Sul

Gibi Fernandes e Fábio Ramos conquistam grandes resultados no Rio de Janeiro

Gibi Fernandes, arqueiro da equipe Arqueria Piracicaba/Selam
Gibi Fernandes, ao centro: calendário apertado no fim deste ano (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Os arqueiros Gibi Fernandes e Fábio Ramos não chegaram ao pódio, mas voltaram de Saquarema (RJ) com excelentes resultados no Campeonato Sul-americano de Field, Hunter e Animal Round: a dupla piracicabana terminou a competição oficial da IFAA (International Field Archery Association), realizada pela Field Brasil, com a nona e décima colocações, respectivamente, na categoria AMFU, adulto masculino, estilo livre. O evento terminou segunda-feira (14), no Hotel Fazenda Serra Castelhana.

“Apesar da mudança de categoria, estamos satisfeitos com os nossos resultados. Competimos com atletas de outros países durante três dias debaixo de muita chuva e frio. A experiencia de uma prova de três dias e com o total de 252 tiros totais nos fortalece muito. Agora, é preparar para o próximo ano”, disse Gibi, que disputava a categoria AMBU (bow hunter) antes de ingressas na AMFU (freestyle).  Com mais de 150 atletas inscritos, a competição foi dividida em duas rodadas de 14 alvos, totalizando 28, com as distâncias de tiro variando entre 6 m e 64 m.

Sem espaços fixos para treinar, a dupla faz a preparação diária às margens da Rodovia do Açúcar. Apesar da dificuldade, a dupla foi elogiada por Jorge Bagato, presidente da Field Brasil. “Nós parabenizamos a Prefeitura de Piracicaba pelo apoio aos dois atletas, que mesmo debaixo de muita chuva, conseguiram ficar entre os dez melhores do Campeonato Sul-americano”, disse o dirigente.  Além de Gibi e Ramos, a equipe Arqueria Piracicaba/Selam foi representada no evento por Gustavo Gregório, que ficou com o segundo lugar na categoria AMBU.

CALENDÁRIO

Atual terceiro colocado no Campeonato TAP (Tiro com Arco de Pedreira) e top 10 da FPAF (Federação Paulista de Arco e Flecha), Gibi tem o calendário ‘apertado’ neste fim de ano. Após o Sul-americano, o atleta disputa nos dias 27 e 28 o Brasileiro Field,  em Campinas. No dia 4 dezembro, ele partida da final do TAP, em Mogi Mirim. Finalmente, dia 11 de dezembro acontece a decisão do Campeonato AVA (Arqueiros do Vale), em Santa Isabel. “É um ano que mudei de categoria, para mim é uma temporada de adaptação e ainda assim, estou buscando resultados. Claro que quero evoluir, mas estou satisfeito”, disse o atleta, que tem apoio da CSP Archery (Sandro Pezente).

Início