Canoagem

Piracicabano é prata no Brasileiro de Iniciantes

Vinicius Assarice mantém regularidade e encerra temporada em boa fase

Vinicius Calefo, atleta da Ascapi - Canoagem
Vinicius conquistou a medalha de prata no rio Paranapanema (Foto: Arquivo Pessoal)

O rio Paranapanema, na estância turística de Piraju, foi o palco do último fim de semana para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom para Iniciantes. A última prova da temporada comprovou a regularidade do piracicabano Vinicius Assarice, que conquistou a medalha de prata. O tempo de 70s16 rendeu a ele o vice-campeonato na categoria menor. Nicolas Kim Orsi, o segundo representante da Ascapi/Selam (Associação de Canoagem de Piracicaba) no evento, finalizou a participação em 13º lugar na categoria júnior. A dupla ainda ficou em terceiro lugar na C2 masculino júnior.

O certame reuniu cerca de 150 atletas vindos de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, que remaram nas corredeiras do rio Paranapamena em busca do título nacional. O evento foi organizado pela Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN) e teve supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A equipe de arbitragem contou com as piracicabanas Camila Breve, Camila Serra e Giovana Bottene, as três integrantes do quadro da Federação Internacional de Canoagem (ICF).

O percurso contou com dez portas em um trecho de 150 metros, exigindo habilidade e condicionamento físico dos jovens atletas. Em alta na temporada, Vinícius Assarice repetiu o bom desempenho nas etapas realizadas nas cidades paranaenses de Tomazina e Foz do Iguaçu, durante o primeiro semestre deste ano. O treinador piracicabano Gustavo Gozzo destacou o trabalho que vem sendo realizado há dois anos com essa nova geração da Ascapi. Segundo ele, os resultados começam a surgir com naturalidade.

“Mesmo diante das dificuldades, tivemos a persistência de continuar com os ensinamentos, muito aprendizado, tendo como resultado colocar a Ascapi sempre nos primeiros lugares. Agradeço a todos que contribuíram para que isso acontecesse. Em 2018, vamos voltar ainda mais fortes”, disse o técnico. O próximo desafio de Vinicius Assarice será a Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude, marcada para a cidade de Muzambinho (MG), entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2018.

Início