Atletismo

Piracicaba leva 33 atletas aos Jogos da Juventude

Equipe local disputa fase regional da competição, domingo (1º), em Campinas

Mazé Ferreira, treinadora da equipe de atletismo de Piracicaba
Mazé Ferreira, treinadora de atletismo, foi surpreendida com festa pelo aniversário (Foto: Líder Esportes)

A seleção piracicabana de atletismo participa neste domingo (1º) a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, competição promovida pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. A delegação de Piracicaba disputa o evento com 33 atletas no Centro de Alto Rendimento Swiss Park, em Campinas. Os dois melhores colocados de cada prova garantem vaga na final estadual, em junho, ainda sem local definido.

Os dois melhores de cada prova garantem vaga na fase final estadual da competição

“A competição é para atletas com idade entre 15 e 19 anos. Nós temos alguns atletas que estão estreando e outros mais experientes. Estamos entrando agora no trabalho mais específico de preparação, pensando em chegar ao ponto máximo nos Jogos Regionais”, comentou a técnica Mazé Ferreira, que completou 56 anos na última quarta-feira (27) e foi surpreendida no dia seguinte pelos atletas com festa no estádio Barão da Serra Negra – os Jogos Regionais ainda não têm sede definida após as desistências de Barra Bonita e Pirassununga.

Aos 18 anos, Antonio Augusto Fernandes Matheus vai disputar pela última vez os Jogos Abertos da Juventude e, na terceira edição que participa, busca a primeira medalha em três provas: 110 m com barreira, 400 m com barreira e revezamento 4×100 m. “Eu tenho maior expectativa de medalha nos 400 m com barreira. Meu objetivo é conquistar o ouro agora e classificar para a próxima fase. Quero chegar ainda ao Troféu Brasil e estou treinando para isso, aprofundando a parte técnica. Vontade eu tenho bastante. O atletismo é minha vida”, disse o atleta, que pratica o esporte há quase três anos.

Kairo Pereira tem a mesma idade de Antonio e também treina há três anos, mas vai participar da competição pela primeira vez. Velocista, ele disputa as provas de 100 m e 200 m. “O objetivo é vencer as duas provas, eu me cobro bastante. Sei que 18 anos não é uma idade ‘nova’ para o esporte, mas não tem problema. Eu jogava vôlei, depois futebol em Rio das Pedras e conheci o atletismo, desde então, não parei mais. Já terminei os estudos, estou me formando bombeiro e quero levar as duas coisas adiante”, afirmou Kairo, ambicioso quando perguntado sobre o maior sonho. “Quero correr ao lado de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo”, completou.

Antonio Augusto Fernandes Matheus e Kairo Pereira, atletas da equipe de atletismo de Piracicaba

Antonio (à esquerda) e Kairo: planos ambiciosos para a edição dos Jogos da Juventude (Foto: Líder Esportes)

Início