+ Esportes

Piracicaba é campeã no vôlei de praia feminino

Bárbara e Karine faturam título; basquete feminino estreia bem e karatê é ouro

A dupla Bárbara e Karine conquistou o título dos Jogos Regionais 2017
A dupla Bárbara e Karine conquistou o título dos Jogos Regionais 2017 (Foto: Adilson Zavarize/Buskaki News)

O vôlei de praia feminino de Piracicaba conquistou nesta terça-feira (25) o título dos Jogos Regionais, que em 2017 completam 61 edições e estão sendo realizados em Lençóis Paulista. A dupla Bárbara e Karine, sob orientação do treinador Antônio Arruda, derrotou Pirassununga por 2 sets a 0 e ficou com a primeira colocação. Na quadra, a equipe masculina de vôlei da Apiv (Associação Piracicabana de Voleibol) conquistou a segunda vitória pela fase de classificação. O triunfo sobre Pirajuí pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 22/25, 25/14 e 15/11, garantiu passagem ao time piracicabano às semifinais.

No quarto dia de disputas, o time sub-20 do XV de Piracicaba venceu Dois Córregos no futebol masculino por 4 a 0 e avançou para a segunda fase do torneio. No basquete, a delegação piracicabana bateu Agudos por 77×41 no torneio masculino e estreou com resultado positivo no feminino: 79×15 sobre Botucatu. “Foi o primeiro passo dado em um ano de muitas dificuldades, mas a vontade e a paixão pelo basquete e por Piracicaba supera tudo. As meninas estão de parabéns”, escreveu o técnico Ariel Rodrigues nas redes sociais.

A dupla Bárbara e Karine conquistou o título dos Jogos Regionais 2017

A dupla está entrosada e voltou a conquistar o título dos Jogos Regionais (Foto: Adilson Zavarize)

A equipe local de malha também conquistou a segunda vitória nos Jogos Regionais, desta vez sobre São Carlos, pelo placar de 168×110. A bocha conseguiu a reabilitação ao vencer Botucatu por 2×1. As duas modalidades estão classificadas para a próxima fase. No handebol masculino, vitória da Associação Desportiva 15 de Piracicaba sobre Borebi por 33×13. No segundo dia de atividades do tênis de mesa,  com a disputa de equipes, a Noiva da Colina venceu São Carlos por 3×0 no masculino e foi derrotada no feminino pela representação de Bauru: 3×1.

Destaque também nesta terça-feira para Natalia Brozulatto, que comemorou dois anos da conquista mais importante da carreira com mais três medalhas de ouro para a coleção. Há exatamente dois anos, a atleta piracicabana subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-americanos de 2015, realizados em Toronto, no Canadá. Agora, a lutadora disputou os Jogos Regionais e garantiu o primeiro lugar para Piracicaba em três categorias: +60 kg, open e equipes. Foram oito lutas, oito vitórias e apenas cinco pontos sofridos ao longo da competição. O resultado confirmou o favoritismo e encaminhou o título geral da modalidade para a Noiva da Colina.

FINANÇAS

A verba da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) destinada ao esporte local está emperrada desde o início do ano, quando entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014). A legislação indica que o repasse de verbas para as associações esportivas poderá ser efetivado após o chamamento público, fórmula de seleção da melhor proposta obrigatória para a celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos.

O prazo mínimo para recebimento de propostas é de 30 dias. O repasse acontece apenas depois que as entidades tenham se adequado às regras. Geralmente feito entre fevereiro e março, mês em que tem início as competições esportivas, o repasse em Piracicaba deverá acontecer apenas em novembro. A maioria das entidades locais depende do convênio com a Selam para pagar os esportistas. Assim, os atletas, dirigentes e treinadores que defendem Piracicaba em Lençóis Paulista estão desde o início de 2017 sem ‘salários’.

Início