Natação

Para Luisa Braga, novo ciclo olímpico já começou

Atleta de Piracicaba faz planos para a próxima temporada e já pensa em 2020

Luisa Braga, nadadora do Clube de Campo de Piracicaba
Luisa Braga é a grande promessa da natação piracicabana: foco em 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)

O próximo ciclo olímpico já começou para a piracicabana Luisa Braga, atleta do CCP/CLQ (Clube de Campo de Piracicaba). Aos 18 anos, a nadadora tem o planejamento traçado pelo técnico Reinaldo Rosa para atingir o ápice da forma em 2020, quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Especialista nas provas de 400 m e 800 m, Luisa encerrou a temporada 2016 com resultados animadores: além da ‘coleção’ de medalhas em eventos estaduais e nacionais, a atleta conseguiu melhorar a própria marca nos 400 m no Troféu Maria Lenk.

Na primeira competição de 2016, Luisa conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Torneio Regional do clube Gran São João, em Limeira. A nadadora piracicabana venceu as provas de 200 e 400 m livres e acabou em segundo lugar nos 200 m borboleta. A atleta também fechou com saldo positivo a participação dela no Troféu Maria Lenk, na piscina olímpica do Rio de Janeiro. Nos 400 m nado crawl, Luisa alcançou a marca de 4min22s, que a deixou a atleta em sétimo lugar na classificação – nos 800 m, ela terminou em oitavo lugar.

A nadadora também encerrou a participação na Fase Estadual dos Jogos Abertos da Juventude com três medalhas. A atleta da equipe CCP/CLQ conquistou o ouro nas provas de 100 m livres e 100 m borboleta, e ainda trouxe para casa o bronze nos 50 m livres. A competição foi disputada em Caraguatatuba e não tinha no cronograma as provas de 400 m e 800 m, especialidades de Luisa. A atleta ainda contribuiu com duas medalhas para Piracicaba nos Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo: bronze nos 800 m e prata no revezamento 4×200 m.

BRASILEIRO

Após encerrar a participação no ABC Paulista, a piracicabana foi prata no Campeonato Brasileiro de Verão – Troféu Júlio Delamare. A competição foi realizada na cidade de João Pessoa (PB). A atleta do CCP/CLQ chegou ao pódio na prova dos 800 m livres ao cravar o tempo de 9min01. A edição 2016 do Campeonato Brasileiro de Verão reuniu 59 clubes e 285 atletas na disputa – a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou que a competição não foi válida como seletiva para o Mundial Júnior de 2017, que acontecerá em Indianápolis, nos EUA.

Início