Corpo & Mente

Os benefícios das lutas como atividade física

Boxe fitness - Coluna Rene Mattos

Cresce a cada dia o número de pessoas que buscam, de uma maneira prazerosa e divertida, manter o corpo em forma e a saúde através de uma atividade física dinâmica e sem monotonia. Neste contexto, as lutas ganham espaço nas academias e contagiam seus praticantes por atenderem aos requisitos. Antigamente, as pessoas tinham uma visão de que as lutas eram atividades violentas e praticadas apenas por homens. Hoje, elas são praticadas por homens e mulheres de todas as idades, utilizadas para os mais variados fins: manter o corpo em forma, aliviar o estresse, ferramenta de educação e disciplina para as crianças e, inclusive, defesa pessoal.

Há ainda a disciplina, pelo fato de a maioria das lutas conter uma filosofia e estilo de vida embutidos

A verdade é que as lutas servem realmente para todos os objetivos, pois promovem uma série de melhorias em seus praticantes: agilidade e coordenação motora, por trabalhar movimentos complexos e precisos; força e resistência muscular, através dos golpes e ao longo dos treinos; capacidade cardiovascular, com exercícios aeróbicos e gerando assim um alto gasto calórico ao longo dos treinos; alívio de estresse e aumento da autoconfiança, pelo contato direto com outras pessoas e a necessidade de tomar decisões rápidas.

Há ainda a disciplina, pelo fato de a maioria das lutas conter uma filosofia e estilo de vida, nos quais os praticantes aos poucos aprendem a usar isso no dia a dia. Além de todos os benefícios, as lutas podem ser praticadas em conjunto com outras atividades físicas, como musculação, aulas de ginástica, corrida, futebol e etc. – muitas vezes, a combinação de várias atividades leva à melhora no desempenho dos praticantes por manterem um corpo ativo por mais tempo.

CUIDADOS

Claro que não podemos esquecer que devemos ter um bom descanso e uma boa alimentação para praticar tantas atividades físicas, afinal, o objetivo é trazer melhorias para a qualidade de vida e não problemas para a saúde. Existem vários tipos de lutas, como boxe, judô, jiu-jitsu, judô, karatê, muay thai ou taekwondo, só para citar alguns exemplos, que agradam os mais variados gostos. Basta aos interessados procurar uma modalidade que se encaixe ao seu perfil e também uma academia adequada, com um professor responsável e preparado para ensinar de maneira correta e cuidadosa.

Rene Mattos é personal trainer e colunista do portal LÍDER

Início