Ciclismo

Novello é vice-campeão brasileiro em Joinville

Piracicabano conquista o segundo lugar em prova decidida nos últimos KM

Marcos Novello, ciclista piracicabano é vice-campeão brasileiro
Marcos Novello chegou ao pódio no Campeonato Brasileiro disputado em Joinville (Foto: Luis Claudio/CBC)

O piracicabano Marcos Novello conquistou nesta sexta-feira (24) o vice-campeonato brasileiro de ciclismo na prova de contrarrelógio. O título ficou com Rodrigo Nascimento, de Ribeirão Preto. É a terceira vez que o atleta da equipe Green Piracicaba conquista a medalha de prata na história da competição, que em 2016 está sendo disputada em Joinville (SC) – o evento, que soma pontos para os rankings nacional e internacional da UCI (União Ciclística Internacional), termina domingo (26).

O primeiro dia do Brasileiro reservou uma disputa eletrizante na categoria elite da prova contrarrelógio, que foi realizada em duas voltas na Estrada do Oeste, com percurso total de 28 km. Além de Marcos Novello e Rodrigo Nascimento, Magno Nazaré, dono de dois títulos brasileiros, o pentacampeão nacional Luís Amorim, e Pedro Nicácio, campeão em 2014, brigaram pela ponta até o último quilômetro – apenas 1min01s separaram os dez primeiros colocados. No final, melhor para o ciclista de Ribeirão Preto.

AVALIAÇÃO

“A disputa foi muito boa e acredito que larguei muito bem. O trajeto é bastante plano, o que favorece um pouco minhas características. Acredito que saí da Volta de Goiás em boa forma. Foram quatros dias de recuperação. Hoje, o Rodrigo estava um pouco melhor do que eu. Mas eram inúmeros candidatos ao título e mesmo com alguns imprevistos, superamos as dificuldades. De qualquer forma, me considero um intruso no meio dos especialistas”, analisou Novello.

O piracicabano mais uma vez chegou perto do título. Em Joinville (SC), foi o terceiro vice da carreira dele. “É verdade que faz tempo que busco esta vitória, mas não está fácil (risos). Mas, estar no pódio já é uma grande vitória, principalmente em um campeonato nacional de extrema dificuldade”, completou o ciclista. Marcos Novello volta à pista no domingo, quando será realizada a prova de estrada. A organização alterou o trajeto inicial e transferiu a corrida para um circuito de 15 km – serão 187,2 km ao todo.

Início