Ciclismo

Novello defende título paulista em São Carlos

Ciclista piracicabano estreia no ano e planeja aumentar coleção de títulos

Campeonato Paulista de Contrarrelógio - ciclista Marcos Novello
A prova será disputada em São Carlos e reúne e nata do ciclismo estadual (Foto: Divulgação)

Marcos Novello inicia neste sábado (16) a 24ª temporada da carreira. O ciclista piracicabano defende o título do Campeonato Paulista de Contrarrelógio em São Carlos – inicialmente, a prova seria disputada em Araraquara, mas a FPC (Federação Paulista de Ciclismo) alterou o local. Atual bicampeão, o ciclista da equipe Green Piracicaba está confiante em repetir o resultado. Aos 40 anos, ele sabe que a carreira de atleta está perto do fim, situação que, segundo ele, serve de estímulo para aumentar ainda mais o currículo, já recheado de conquistas como mais de 20 títulos brasileiros de pista, duas medalhas de prata e uma de bronze no Campeonato Pan-americano e o bronze no Mundial de 1999, na prova por pontos, além de homenagens no Prêmio Brasil Olímpico, quando ele foi eleito o melhor ciclista de pista no país. Antes de defender o título paulista, ele atendeu o LÍDER e avisou que vai brigar pelo topo do pódio em São Carlos.

LÍDER: É a primeira competição do ano e, em pré-temporada, você sofreu um acidente e precisou mudar o planejamento. Em qual estágio você chega para o Campeonato Paulista?
Esta será minha primeira competição oficial de 2016. Meu acidente atrapalhou em quase 60 dias os meus treinos, mas no último mês, elaborei uma boa estratégia de treinamento, com muita intensidade e acho que chego com 80% da forma física ideal.

LÍDER: Ser o atual campeão te dá mais motivação para defender o título? Como você controla a ‘pressão’ que coloca sobre si mesmo?
Defender o título sempre nos dá uma motivação maior. Ainda mais se tratando de contrarrelógio, que é minha prova favorita no ciclismo de estrada. Sem dúvidas, me superar sempre foi o meu maior objetivo, minhas conversas com meu ‘eu interior’ sempre são as mais pesadas e encontrar o equilíbrio dessa auto-pressão, é um dos fatores importantes para o alto rendimento.

LÍDER: Em uma prova de contrarrelógio, quais aspectos você tem que trabalhar mais durante a competição?
A prova contrarrelógio também é conhecida como ‘corrida da verdade’. Como o próprio nome diz, é uma corrida contra o tempo, na qual o fator físico é determinante, mas outros fatores como psicológico, por exemplo, são fundamentais durante a competição. Conseguir suportar o sofrimento, tanto físico quanto mental, a níveis altíssimos e por um tempo longo, é uma das grandes armas de um bom contrarrelogista.

LÍDER: Você disse em recente entrevista que a carreira de atleta está perto do fim. Isso de alguma forma passa pela sua cabeça no momento de competir?
Passa, mas isso certamente que não me atrapalha em absolutamente nada. Pelo contrário, me sinto muito motivado no sentido de me manter competitivo e com uma performance excelente, independente da idade ou momento da carreira.

Início