Futebol

Nos acréscimos, XV é derrotado pelo Corinthians

Ángel Romero marcou o único gol da partida aos 46 minutos do segundo tempo

Corinthians 1x0 XV de Piracicaba (Diney)
O XV de Piracicaba estreou com derrota na Arena Corinthians (Foto: Michel Lambstein)

O XV de Piracicaba segurou o empate durante 90 minutos, mas levou um castigo nos acréscimos do segundo tempo e começou o Campeonato Paulista com uma derrota fora de casa. Com um gol de Romero aos 46min da etapa complementar, o Corinthians venceu o time piracicabano neste domingo (31) por 1×0. No primeiro tempo, Rodriguinho desperdiçou um pênalti para a equipe do técnico Tite, enquanto o zagueiro Heitor, do XV, teve um gol corretamente anulado pela arbitragem. O Nhô Quim volta a campo na próxima quarta-feira (03/02), às 17h, contra o Rio Claro no estádio Barão da Serra Negra.

Na segunda rodada, o XV recebe o Rio Claro no estádio Barão da Serra Negra

Apesar de fechar o treino na última sexta-feira (29), Claudinho Batista não surpreendeu na escalação. Léo Salino e Magal foram escolhidos para proteger o meio-campo, enquanto Henrique Santos e Diney, abertos pelas laterais, e Aloísio, centralizado, completaram o setor. O XV esperou a iniciativa do Corinthians, que devido à falta de ritmo não tinha velocidade, mas aos poucos encontrou espaços, sobretudo nas costas de Julinho, no lado esquerdo da defesa do time piracicabano.

Rodriguinho foi o jogador mais perigoso do Corinthians no primeiro tempo, mas também foi o maior responsável pelo placar zerado no intervalo. Em duas ocasiões, o meia enxergou Romero com total liberdade pelo lado direito. Na primeira, Elias aproveitou o cruzamento do atacante paraguaio e concluiu pelo alto; na segunda, Lucca ficou livre na área, mas errou a finalização. A oportunidade mais clara, entretanto, veio aos 27min. Após cobrança de escanteio, Yago levou um pontapé ‘sem querer’ do zagueiro Heitor: pênalti. Por reclamação, Daniel Damião levou cartão amarelo. Na cobrança, Rodriguinho bateu para fora.

O XV ameaçou o adversário duas vezes, as duas pelo alto. De cabeça, o camisa 9 Rodrigo Silva levou vantagem contra o zagueiro Felipe e, aos 11min, assustou Cássio, que apenas torceu e viu a bola sair próxima ao ângulo esquerdo. Na segunda chance, o goleiro corintiano fez ótima defesa: Aloísio cobrou falta, Fábio Sanches cabeceou com força e Cássio espalmou no reflexo. Heitor fez o gol no rebote, mas a arbitragem assinalou impedimento corretamente.

TRUNCADO

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com posturas idênticas. Tite e Claudinho Batista tiraram de campo seus jogadores mais ‘desligados’ com 15 minutos de bola rolando – Lucca cedeu o lugar para o estreante Marlone no Corinthians; Aloísio, que apareceu apenas em lances de bola parada, saiu para a entrada de Adriano Ferreira no time piracicabano. Antes de deixar o campo, porém, o camisa 10 do Nhô Quim encontrou a cabeça de Fábio Sanches em cobrança de falta – a conclusão do zagueiro tirou tinta da trave esquerda de Cássio.

A impressão de que a partida ganharia em velocidade não se concretizou. A falta de entrosamento foi o ponto comum entre os dois times – além disso, o XV estava satisfeito com o empate, enquanto o Corinthians parecia não disposto a fazer tanto esforço para começar o Paulistão com três pontos. Assim, o confronto foi decidido em um lance isolado. Aos 46min, Elias recebeu lançamento de Rodriguinho em posição legal e dividiu com o goleiro Bruno. No rebote, a bola sobrou limpa para Romero tocar para o gol vazio e amargar a estreia quinzista na competição.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS

1   CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique; Romero, Elias, Rodriguinho e Lucca (Marlone); Danilo. Técnico: Tite

XV DE PIRACICABA

0   XV DE PIRACICABA

Bruno; Daniel Damião, Fabio Sanches, Heitor e Julinho (Lucas Pavone); Magal e Léo Salino; Henrique Santos, Aloísio (Adriano Ferreira) e Diney; Rodrigo Silva (Patrick). Técnico: Claudinho Batista

Gol: Romero aos 46min/2ºT | Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza | Cartões amarelos: Felipe (COR), Romero (COR), Daniel Damião (XV) | Público: 30.945 pagantes| Renda: R$ 1.643.455,00

Início