Basquete

No basquete e futebol: XV vence Liga Regional

Com grande atuação de Ana Thaís, Alvinegro conquista título invicto em casa

Ana Thaís Limoeiro, armadora da equipe feminina de basquete do XV de Piracicaba
Ana Thaís foi a cestinha do XV de Piracicaba na decisão da Liga ARB (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

“…No basquete e futebol,
É motivo de vaidade…”

As duas primeiras linhas da segunda estrofe do hino oficial do XV de Piracicaba, composto na década de 1960, por Anuar Kraide e Jorge Chaddad, nunca fizeram tanto sentido como no último sábado (26). Além de ver a equipe de futebol conquistar em Araraquara o título da Copa Paulista, o torcedor alvinegro que acompanha o esporte da bola ao cesto teve outro motivo para comemorar: o time feminino do Nhô Quim venceu Santa Bárbara d’Oeste por 65×57 e garantiu, de forma invicta, o título da Liga ARB (Associação Regional de Basquete).

O jogo foi realizado Clube de Campo de Piracicaba por conta da troca de piso no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Dono da melhor campanha da fase de classificação e ainda com 100% de aproveitamento na competição, o time piracicabano encontrou mais dificuldades do que o esperado para levantar a taça. O XV começou a partida melhor e dominou o primeiro tempo. Após o intervalo, porém, o Alvinegro esteve irreconhecível: erros de passes, ataque desperdiçados e marcação fragilizada, situações que permitiram a reação do adversário.

SUPERIORIDADE

No decorrer do último quarto, entretanto, o XV reencontrou o jogo e soube administrar o placar para encerrar a competição invicto, com 12 vitórias conquistadas e 100% de aproveitamento, contando a performance na fase de classificação e nos playoffs. Patrícia, de Santa Bárbara d’Oeste foi a cestinha do jogo, com 24 pontos, enquanto a armadora Ana Thais, do XV, fez 18 pontos. “O título veio para premiar um elenco que fez uma campanha perfeita. Foi um jogo único em que fomos superiores ao adversário”, disse o técnico Ariel Rodrigues.

A armadora Ana Thais, escolhida pela ARB como uma das melhores atletas da competição, disse que o título foi conquistado com méritos pela equipe que apresentou o melhor basquete do início ao final da temporada. ” Foi um ano de crescimento e amadurecimento para todas nós”, afirmou. A pivô Ana Paula, maior pontuadora da competição, enalteceu o esforço das companheiras de equipe e o ‘excelente trabalho realizado pela diretoria e comissão técnica’ do XV. “A conquista é uma vitória de um grupo unido e que sabia de seu potencial”, completou.

Início