Futebol

Nhô Quim tenta surpreender favorito em casa

Sem receber salários, time piracicabano continua invicto e recebe o Rio Preto

Nina, volante do time feminino do XV de Piracicaba
A zagueira Nina é um dos nomes mais importantes do time piracicabano (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

XV de Piracicaba e Rio Preto abrem neste sábado (22), às 15h, no estádio Barão da Serra Negra, a terceira rodada do Campeonato Paulista de futebol feminino. O duelo coloca frente a frente duas equipes próximas na tabela de classificação. O Alvinegro vem de empate fora de casa contra a Ponte Preta,  tem quatro pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo 1. Favorito ao título estadual, o Alviverde soma três pontos e está na quinta colocação, mas chega a Piracicaba embalada pela goleada por 8×0 aplicada na segunda rodada ante a Francana. A liderança da chave é dividida entre Ferroviária e Osasco Audax, que têm 100% de aproveitamento.

Com a verba da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) emperrada enquanto não se adéqua ao marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que entrou em vigor neste ano, jogadoras e comissão técnica estão desde o início do ano sem receber salários. O repasse poderá ser efetivado somente após o chamamento público, o que deve acontecer a partir de junho. O elenco, porém, descartou completamente a ideia de não participar do Paulista e aguarda a regularização dos vencimentos.

“Não está afetando em nada, graças a Deus. Me surpreendeu muito a postura das meninas quando soubemos que não receberíamos salários. Sabemos que a culpa não é da prefeitura, foram todos pegos de surpresa. A situação nos fortaleceu mais, estamos muito unidas e uma correndo pela outra, dividindo o que tem. Estamos rifando camisetas e uma bola de futebol, e ainda vamos lançar um calendário. Deus está abençoando muito a gente, tem atletas do Acre, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro… Tem meninas que largaram o serviço e vieram para cá em busca de um sonho. Nosso time tem qualidade e juntos nos tornamos mais fortes”, disse a zagueira Nina, uma das atletas mais experientes do grupo.

REGULAMENTO

De acordo com o regulamento da FPF (Federação Paulista de Futebol), as 16 equipes participantes estão divididas em dois grupos com oito participantes. Os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final, disputadas em partidas de ida e volta, com a vantagem de decidir em casa para a agremiação que fizer a melhor campanha. O objetivo do clube piracicabano é a busca pela vaga no Campeonato Brasileiro da Série B – excluídas as equipes que já têm vaga assegurada no Brasileiro, o time melhor classificado se garante na Série B de 2018. Em 2016, Rio Preto e XV se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.

Início