Karatê

Natalia volta treinar, mas é dúvida para o Pan

Atleta seguirá recomendação médica; Hernani dá susto durante treino

Hernani Veríssimo e Natalia Brozulatto, atletas da seleção brasileira de karatê
Hernani Veríssimo e Natalia Brozulatto são companheiros de seleção brasileira de karatê (Foto: Líder Esportes)

Natalia Brozulatto está de volta aos treinos. Após interromper as atividades por conta da gravidez, a medalhista de ouro no Pan 2015 reiniciou a preparação física e retoma gradativamente o trabalho técnico. Apesar do retorno, Natalia é dúvida para o Campeonato Pan-americano sênior, que será realizado entre os dias 26 e 28 de maio, no Rio de Janeiro. Titular absoluta da seleção brasileira, a atleta de piracicaba cederia a vaga para Shayene Ristow, reserva na categoria -68 kg. “Vamos obedecer todas as recomendações médicas antes de tomar qualquer decisão”, disse o técnico Diego Spigolon.

Hernani será poupado do Circuito Acak para evitar nova lesão no ombro direito

Neste domingo (24), o Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas recebe a segunda etapa do Circuito Acak (Associação Cooperativa das Academias de Karatê). A equipe Selam/Sport Way/AFPMP/Sindicato dos Metalúrgicos/Açaí Mil & Ross/JF Comercial/Onodera Piracicaba/Galileo Grill Restaurante/Tatu Suplementos entra no tatame com Fabiano Pardo (sênior, +84 kg), Francielle Lima (sub-21, -53 kg), Frederico Felipe (júnior, -55 kg), Gabriel Souza (faixa verde, -75 kg), Giovana Borba (faixa verde, sub-21, -53 kg) e Maria Eliza (sub-21, -53 kg).

A ausência será Hernani Veríssimo (sênior, -75 kg), companheiro de Natalia na seleção brasileira adulta. O karateca deu um susto no início da semana, quando aplicou um golpe durante o treino e sentiu dores no ombro direito – o mesmo que havia operado há três anos.  Hernani aguarda o resultado de exames para saber a gravidade da lesão, mas diz que a dor diminuiu consideravelmente. Contudo, após conversa com a fisioterapeuta Charlini Hartz, ele decidiu não lutar neste fim de semana.

ESCOLAR

Frederico Felipe continua em alta na temporada. Depois de conseguir a vaga na seleção brasileira, o atleta piracicabano conquistou no último sábado (16) o título estadual escolar de karatê. O resultado garantiu a classificação para o Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece em maio, em Belo Horizonte. Em caso de vitória, Fred garante vaga para o Mundial da categoria. No radar da equipe, três competições ocupam lugar de destaque. No dia 8 de maio, Franciele Lima e Maria Eliza disputam a Seletiva Nacional 2, em Goiânia. Em junho, os principais eventos são a seletiva para o Mundial Universitário e o Campeonato Sul-americano, em Cartagena, na Colômbia.

Início